Da redação: Luana Gasparetto. Foto: divulgação

Ranking que mede o valor das marcas brasileiras mostra a forte presença de marcas do mercado financeiro e de cervejas, que seguem no topo por mais uma edição

De acordo com a edição 2022/2023 do Ranking de Marcas Brasileiras mais Valiosas, divulgada em 27 de março pela consultoria global Interbrand, o Itaú está em posição de liderança – a qaul ocupa há mais de 20 anos. A edição também conta com novos destaques.

A colocação das cinco empresas que ocupam as primeiras posições no ranking são as mesmas pela segunda edição consecutiva, sendo: Itaú (1°), Bradesco (2°), Skol (3°), Brahma (4°) e Banco do Brasil (5°).

Realização do ranking:

O ranking é realizado no Brasil desde 2001. A pesquisa parte de avaliações realizadas em parceria com a London School of Economics, em que três aspectos são analisados: desempenho financeiro, o papel que a marca desempenha nas decisões de compra e a força competitiva.

Nesta edição, foram entrevistadas cerca de mil pessoas com mais de 15 anos em todo o país, integrantes das classes A, B e C.

Os resultados do ciclo 2022/2023:

O valor somado das 25 marcas que compõem o ranking ultrapassou a casa dos R$153 bilhões – o que representa um crescimento de 6% em relação à última edição do ranking. O relatório informa que as marcas que mais evoluíram em relação à edição anterior foram as que investiram em alinhamento, empatia e presença. “Foram aquelas que mostraram que possuem uma trajetória clara e que ouviram as demandas dos seus clientes, entregando produtos e serviços relevantes e, consequentemente, aumentaram a sua presença tanto em capilaridade quanto na mente das pessoas”, avalia o relatório.

Destaques do ranking:

Dentre as marcas que mais se destacaram, está a Nubank (7°), com valor estimado em R$3,8 bilhões e que pela primeira vez esteve presente no ranking. Outra marca que se destacou foi a Renner, que teve o maior crescimento em termos de valor de mercado de um ano para outro, contando com o aumento de 14% do seu valor e chegando em R$1,9 bilhão em 2023.

O setor de varejo foi o que mais cresceu em relação ao valor das marcas nos últimos anos, porém, impactado pela queda significativa das Lojas Americanas após o escândalo de inconsistências contábeis reveladas em janeiro deste ano, perdeu sua posição entre as 10 empresas mais valiosas, caindo para 19° colocação com a desvalorização em 53%. Hoje, seu valor estimado é de R$844 milhões.

Dentre as empresas citadas no ranking, 59% são do mercado financeiro – totalizando R$90,5 bilhões – enquanto 22% pertencem ao setor de bebidas (R$32,1 bilhões) e 12% de varejo e cosméticos farmacêuticos (R$18,2 bilhões).

As 10 marcas mais valiosas de 2022/2023: segundo a Interbrand:

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