Ao longo do dia você toma diversas decisões, sejam simples ou mais complexas. Quanto mais informação e conhecimento você possui, mais assertivas são as suas ações e escolhas.
Vamos conversar sobre como fazer planejamento sem arrependimentos, com foco nos objetivos do seu negócio.
Uma ferramenta de análise de cenário é a Analise SWOT. Também conhecida como FOFA, esta avaliação apoia o seu entendimento de cenário para tirar um projeto do papel, avançar nas ações da sua empresa, como também diversas tomadas de decisão.
Segue abaixo uma imagem para facilitar o entendimento:
Strengths ou Forças e Weakness ou Fraquezas são internas, relacionadas ao que está sob o seu controle, chamamos de microambiente.
Uma força pode ser a qualidade da sua mão de obra, o seu ponto comercial ou a sua facilidade em ações de marketing, já uma fraqueza, pode ser endividamento de curto prazo, equipamentos ultrapassados e pouca inovação nos seus produtos. Todas estas questões estão 100% no seu controle, depende de você para avançar, sempre atuando com metas claras e um planejamento bem detalhado.
As Opportunities ou Oportunidades e Threats ou Ameaças são externas, ou seja, não estão ao seu controle. Podem ser relacionadas ao comportamento do consumidor, alteração na legislação, inovações do mercado, concorrência, questões econômicas, sociais, voltadas ao meio ambiente, entre outras que você não possui autonomia para alterar, são chamadas de macroambiente.
Reconhecer as suas potencialidades e deficiências internas e conhecer as alterações do mercado, pode ser decisivo para a longevidade e prosperidade do seu negócio. Quando estamos acompanhando todas estas mudanças, podemos tomar melhores decisões.
As suas respostas podem ser inseridas dentro de um quadro como o acima, e sugiro que você explore ao máximo todos os quesitos da empresa. Faça pesquisa com os seus clientes, conheça a opinião de mais parceiros, ouça seus colaboradores e faça um diagnóstico completo da empresa, separando os pontos fortes e pontos fracos.
Finalizada esta etapa, é olha de olhar para fora da empresa, conheça cada característica dos seus melhores concorrentes, buscando sempre boas ideias, veja que mudança de legislação pode ser uma ameaça, prejudicando os seus negócios, que questões econômicas podem impactar as suas decisões e, com as mudanças que estão ocorrendo no comportamento dos consumidores, que mudança pode ser feita na empresa para aproveitar esta oportunidade de mercado?
Todas estas reflexões são fundamentais para fazer escolhas certas, contribuindo para o crescimento do negócio, lançamento de novos produtos ou serviços ou melhoria dos atuais, solucionar problemas, priorizar ações, entre vários outros benefícios.
Coloque em prática e a cada dificuldade, conte conosco para te apoiar.
Forte abraço!
Empresária, pós-graduada em Empreendedorismo de Alto Impacto e Inovação Aplicada aos Negócios pela Escola Superior de Empreendedorismo e Gestão de Comunicação e em Marketing pela Universidade de São Paulo – USP. Possui quase 15 anos de experiência como consultora de Marketing. Professora, mãe empreendedora e apaixonada por aprender e ensinar. Foi consultora de Marketing do Sebrae-SP por mais de 10 anos, nos quais realizou consultorias e ministrou palestras e cursos na área de empreendedorismo, estratégias empresariais, marketing digital, divulgação e vendas.