Parece que as horas estão passando cada vez mais rápido e não conseguimos realizar tudo o que é necessário em nosso dia a dia, o que pode gerar com frequência, uma sensação de ansiedade, falta de competência e insegurança em relação a nossa capacidade profissional.
Administrar o tempo não é uma tarefa fácil, ainda mais com a infinidade de informações de recebemos de todos os lados, realizar um planejamento das ações que precisa executar é fundamental para que você consiga avançar no seu negócio e seus projetos da forma que deseja.
Estamos chegando na metade de 2022, o que ainda falta para você realizar?
Nunca vou parar de dizer isso. Coloque tudo no papel, bloco de notas ou outra ferramenta que você prefere, aliás, existem diversos Apps que podem te ajudar nisso, mas não deixe de anotar tudo o que é necessário para um bom andamento do seu trabalho. Quanto mais visual for o seu planejamento, mais fácil será enxergar as tarefas e não deixar nenhuma delas para trás.
Mas afinal, o que é um trabalho operacional e o trabalho estratégico?
O trabalho operacional é fundamental para o desenvolvimento de qualquer empresa. Ele é responsável pelo fazer, pelo dia a dia da empresa, todas as tarefas que executamos para o bom andamento do negócio passam pelo operacional. É necessário abrir a empresa todos os dias, repor mercadorias ou comprar matéria prima, produzir e realizar as vendas, fazer a limpeza do seu local de trabalho, pagar as contas, fazer uma postagem nas redes sociais, entre outras tarefas.
Tudo isso é necessário e básico. O que quero trazer como observação é que não podemos somente ficar neste papel, mas também com o foco no futuro da empresa, no crescimento do negócio, nas mudanças do mercado, concorrência, tendências de consumo, entre outros fatores.
A visão e o trabalho estratégico nos permitem enxergar onde queremos chegar e criar ferramentas e atuações voltadas para este fim, criando objetivos e metas que já conversamos por aqui, mas aplicando nas ações diárias, fazendo com que o trabalho operacional seja pautado pelas estratégias definidas anteriormente.
Vocês podem me perguntar; mas Fernanda, eu já estou trabalhando e com ações avançando, então paro tudo e começo novamente? Não é necessário, até porque se as suas ações estão dando certo e os seus resultados estão satisfatórios, podemos incluir algumas ações e dar continuidade ao que você tem em andamento. Se o resultado esteja abaixo do esperado, é preciso mudar o seu pensamento e torná-lo mais estratégico, repensando as ações e criando objetivo para cada uma delas.
Analise o que está acontecendo no mercado como um todo e de que forma estas mudanças te apoiam ou te prejudicam, verifique o consumidor, o que ele busca, qual dor a sua empresa pode solucionar, e quais diferenciais os seus clientes querem encontrar consumindo os seus produtos.
Os seus concorrentes podem ser um grande aliado ao seu negócio, trazendo inspiração para as suas ações. Analise e acompanhe os melhores concorrentes, que podem trazer grandes ideias para você se inspirar.
Olhe para dentro do seu negócio, mas também olhe para fora, lá você pode encontrar grandes tesouros e inspirações para atuar de forma mais estratégica.
Experimente e nos conte as suas dificuldades, com elas podemos crescer sempre.
Empresária, pós-graduada em Empreendedorismo de Alto Impacto e Inovação Aplicada aos Negócios pela Escola Superior de Empreendedorismo e Gestão de Comunicação e em Marketing pela Universidade de São Paulo – USP. Possui quase 15 anos de experiência como consultora de Marketing. Professora, mãe empreendedora e apaixonada por aprender e ensinar. Foi consultora de Marketing do Sebrae-SP por mais de 10 anos, nos quais realizou consultorias e ministrou palestras e cursos na área de empreendedorismo, estratégias empresariais, marketing digital, divulgação e vendas.