*Por: Alessandra Assumpção
Não é tudo que é sobre posicionamento de marca, mas quase tudo é sobre o posicionamento da sua marca. Ou seja, sua comunicação, seus produtos, seus clientes, sua forma de atender, seus objetivos… Tudo isso passa em algum momento pelo posicionamento de marca.
Posicionamento de marca é o processo em que uma empresa busca colocar uma marca na mente do seu público-alvo. Para isso, é preciso planejar rigorosamente a maneira como essa marca se apresenta visualmente e se comunica com o seu público.
Ao posicionar uma marca no mercado, é preciso antes de tudo responder às seguintes perguntas:
- Qual o propósito da marca?
- Qual a missão?
- Qual a visão?
- Quais os valores?
- O que representa essa marca?
- O que defende?
- Qual é a personalidade?
- Qual é o tom de voz?
Para além disso, é preciso criar uma identidade única, algo que represente o propósito da marca e principalmente: busque identificação com o público que deseja.
Muitas pessoas se perdem nesse processo, buscando criar algo totalmente novo e criativo, mas acredite, você não precisa de algo novo, você precisa de um diferencial! Algo que seja diferente, mesmo vendendo mais do mesmo. É aí que entra o valor do seu produto ou serviço.
Quando você vende valor, você vende também um estilo de vida, vende características que seu público deseja. E isso é uma forma de se diferenciar da maioria das empresas. Por isso, é tão importante buscar a personalidade da sua marca.
E não é um processo simples, empresária, mas é um movimento de formiguinha, que precisa de dedicação, continuidade, persistência e coerência, contudo, é perfeitamente possível!
Portanto, você precisa ter uma comunicação clara, dedicada e envolvida com esse objetivo, já que esse setor será fator chave para conseguir ou não atingir o posicionamento que você deseja para a sua marca.
Qual o papel da comunicação dentro do posicionamento de marca?
A comunicação é quem vai verdadeiramente construir o posicionamento da marca. É ela quem vai definir as estratégias de comunicação e marketing para atingir a meta estabelecida.
Isso vai demandar:
- estratégias
- planejamento
- análise de dados
- relacionamento com cliente
Por isso, valorize sua equipe de comunicação, você não consegue construir um bom posicionamento apenas com “post de Instagram”, existem muitos canais que devem ser criados – e diferentes tipos de conteúdos – para que esse posicionamento possa acontecer de forma sólida, autêntica e efetiva.
*Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou https://www.linkedin.com/in/aleassumpcaomkt/.
O Observatório da Comunicação Institucional (OCI), criado em 01/02/2013, é mantido por uma sociedade educativa sem fins econômicos que reúne acadêmicos, profissionais, estudiosos e demais interessados nesta especialidade da comunicação. O OCI é um espaço destinado à análise, reflexão e crítica sobre a conduta das organizações em suas relações públicas – discurso, atitude e comportamento. Para tanto, o Observatório da Comunicação Institucional tem produção própria, e a partir de colaborações, de notas sobre textos publicados, análises de casos, pareceres, clipping e agenda relacionada à comunicação de organizações públicas, privadas ou do terceiro setor.