Após o furacão The Town, pude refletir um pouco sobre esse tema e comparei o turismo a uma grande empresa. Assim como as empresas, o segmento de grandes shows também é dividido em vários departamentos: recursos humanos, logística, projetos, administrativo, produção, almoxarifado, comercial, marketing e tantos outros. Portanto, só nesse quesito temos um número gigante de contratações. Meses e até anos antes do evento essa engrenagem já começa a funcionar e gerar renda para todos os envolvidos.

Já partindo para a entrega do ‘produto’, temos aí outras tantas empresas agindo para a realização do show. São fornecedoras e parceiras se dedicando a essa ação: alimentos e bebidas, limpeza, equipamentos, segurança e tudo mais que se faz necessário para a execução e realização do projeto. Gente, são tantos fatores de extrema relevância que fica difícil incluir aqui todos. Porém, é importante novamente ressaltar que mais empregos e renda são gerados, mas, onde entra o Turismo?

Pois bem, muitas das pessoas não moram na cidade onde é realizado o show – elas vêm de outras cidades, estados e até países. E aí começa a nossa rede a funcionar – hotéis, bares e restaurantes, transportes, comércio em geral. Todos são impactados por estes visitantes que muitas vezes chegam dias antes do evento.

Considerando o dia – ou os dias – do evento, os turistas que vem participar utilizam outra série de produtos. Nossa rede novamente atende a essas demandas, sendo assim, a cidade é impactada por este produto turístico – sim produto turístico, de imensa proporção.

A química ocorre muito antes da união das empresas e do dia principal propriamente dito. Turismo e eventos – sejam festivais, feiras, exposições -, todos são de extrema importância para a economia local e estão cada vez mais aliados ao Turismo.

São Paulo é o estado do Brasil que mais recebe turistas, incrível né? Nosso país possui um potencial gigante em atrativos naturais, culturais, históricos, gastronômicos, mas o turismo de eventos vem evoluindo numa crescente impressionante.  É óbvio que o estado de São Paulo – e  os principais dirigentes do turismo do Brasil – estão planejando essa ascensão faz algum tempo. O Convention Bureau de São Paulo, a Secretaria de Turismo do Estado SP, a ABIH e os empresários em geral, além de outros parceiros incríveis, estão neste trabalho de captação. Gosto sempre falar que o profissionalismo aliado à dedicação e muito esforço consegue superar quaisquer obstáculos. Você já havia pensado nisso? Conte aqui o que pensa sobre isso e vamos conversar. Até a próxima!

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