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Especialista elenca quatro importantes reflexões antes de varejistas e comerciantes aderirem a programas deste tipo.

Na ânsia por contar com um programa de fidelidade alguns varejistas e comerciantes acabam optando por modelos pouco atrativos. Seja pelo calor do momento, necessidade ou falta de orientação, a escolha errada pode fracassar planos e prejudicar estratégias de curto, médio e longo prazo.

Se antes o consumidor se contentava em ter milhas e trocar por passagens aéreas unicamente, hoje podemos dizer que os hábitos e preferências de compra tiveram forte transformação. Para Gustavo Frachia, sócio da Fidelis Club, plataforma para programas de fidelidade e recompensas, o primeiro passo é ter clareza sobre o que, de fato, tem impacto na vida do consumidor daquele estabelecimento. “A resposta para essa questão irá permear a estratégia a ser adotada pela empresa”, diz.

O especialista elenca quatro importantes reflexões antes de varejistas e comerciantes aderirem a programas deste tipo:

  • Esqueça os selos: para uma fatia dos consumidores, essa opção pode ainda ser atrativa, no entanto, é preciso oferecer aos clientes modelos mais inovadores, que permitam a ele acelerar o acúmulo de pontos – e a troca por recompensas, claro. 
     
  • Seja inovador e disruptivo: é preciso ter ciência que este investimento é de médio e longo prazo, mesmo que traga resultado em curto espaço de tempo também. Por isso, não se prenda a modelos ultrapassados, que não tenham a tecnologia como principal pilar. Permitir ao cliente trocar sua fidelidade por produtos e serviços não basta. 
     
  • Dê liberdade, não algemas: o consumidor quer, mais que nunca, liberdade. Prender ele apenas a um estabelecimento tem suas vantagens, mas é preciso cautela para avaliar se esta é a melhor opção. Contar com programas que contemplem outros locais de compra pode potencializar muito os resultados – e atrair um número muito maior de clientes ao seu estabelecimento. 
     
  • Compreenda o perfil dos clientes:  antes de qualquer ação, é importante conhecer detalhadamente o perfil da clientela. Novos hábitos de compra e consumo surgem a todo momento. Esteja atento ao que atrai o consumidor ao local de compra. 
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