Busque negócios relacionados às suas competências, desejos e motivações. Depois de anos a fio atuando em um determinado segmento, muitos empreendedores resolvem partir para a jornada do negócio próprio. Por que não utilizar essa bagagem adquirida ao longo do tempo para montar um negócio?

As oportunidades vão surgir na medida em que o empreendedor tiver afinidade com o tema. Por exemplo, se eu sou da área de software, é mais provável que eu encontre oportunidades para empreender nesse segmento. Ao atuar em uma determinada área por um longo tempo, quando empregado, o empreendedor tem a chance de estudar com afinco o mercado, de estabelecer um laço de afinidades e, com isso, consegue ficar antenado para as oportunidades que possam surgir. Naturalmente, essas oportunidades acabam aparecendo com mais ênfase. Existem levantamentos que mostram que boa parte dos empresários teve empregos cuja área de atuação é similar ao seu negócio próprio. O importante é não deixar de lado o aspecto da gestão do negócio.

É imprescindível avaliar se a sua ideia não é uma ilusão, muitas pessoas têm ideias que na prática são inviáveis, o que leva muitas empresas a baixarem suas portas com pouco tempo de vida. Por isso é importante estudar o mercado onde vai atuar, ver se a proposta de negócio não é uma ilusão. Devido a isso, muita gente acaba optando pelo modelo de franquia, que já oferece essa resposta.

Para conseguir um acesso ainda maior às informações, temos a internet e a inteligência artificial como ferramentas a nosso favor. Muitos empreendedores, quando abrem um negócio, não têm dinheiro para investir na realização de uma pesquisa de mercado. Por isso, sair a campo, pesquisar livros, estudos e publicações, e acessar o banco infinito de dados da internet são meios que podem ajudar o empresário a ter noção sobre como seu negócio pode ou não se encaixar no mercado. O empreendedor não deve se deixar levar por suas observações pessoais a respeito do assunto. Busque informações em fontes confiáveis, como por exemplo, no IBGE.

Tenho um cliente que fez uma mentoria de negócios conosco, proprietário da filial Moema em São Paulo/SP de um restaurante italiano, sempre teve vontade de comandar sua própria empresa. Preparou-se durante três anos, até encontrar um negócio que fosse adequado às suas expectativas. “Eu queria trabalhar com gastronomia, mas tinha medo, pois abrir um restaurante no Brasil é muito arriscado”. Em nossa mentoria entendemos que o melhor  modelo de negócio seria o de franquia e, a partir daí, começou a fazer pesquisas de mercado para avaliar qual seria a oportunidade mais viável.

Depois dele estudar, de listar os prós e os contras, viu que comprar uma franquia poderia ser vantajoso, pois teria o nome de um chef famoso por trás do negócio, todo o amparo da franquia e a possibilidade de escolher um ponto comercial favorável. Perceber que o negócio era possível me fez fechar o negócio”. Hoje, o restaurante já tem quatro anos de vida e cresce 5% em faturamento a cada ano.

Não precisamos reinventar a roda, gosto muito desta frase de Aristóteles: “Onde as necessidades do mundo e os seus talentos se cruzam, aí está a sua vocação.”

E a partir daí poderemos abrir um negócio, respeitando nossas competências, talentos e principalmente adquirindo segurança psicológica para empreender.

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