Quantas coisas precisamos “dar conta” em nossas ações diárias?

Os afazeres domésticos, excesso de informação, cuidados com a saúde, favores que não conseguimos negar, projetos paralelos, necessidade de se atualizar, entre outras ações estão consumindo os nossos dias, e, muitas vezes, ganhando muita importância em nossa vida. É normal uma semana ou outra, estarmos mais atarefados, mas fazer disso uma regra, não é saudável e muito menos produtivo para os negócios.

Um tema muito falado atualmente é sobre a Síndrome de Burnout, conhecida também como Síndrome do Esgotamento Profissional, doença que se manifesta por um esgotamento mental ligado a períodos estressantes, sobrecarga de trabalho, entre outros fatores profissionais. A jornalista Izabella Camargo foi apresentadora da previsão do tempo dos telejornais Hora 1 e Bom Dia, Brasil, que vão ao ar de madrugada e pela manhã, durante seis anos. Com essa carga de trabalho e horários específicos, ela precisava trocar o dia pela noite e durante uma apresentação, teve um “apagão”, e foi diagnosticada com a síndrome. Após um período de licença médica, ela foi demitida e hoje é apresentadora e palestrante promotora de autocuidado, produtividade sustentável e prevenção da síndrome de burnout.

Como essas doenças são silenciosas, precisamos identificar de forma rápida, e evitar que algo pior aconteça.

Compartilho com vocês algumas formas simples para o seu planejamento e como ele pode te apoiar na definição das prioridades de ações.

  • Liste as suas atividades diárias

Uma tarefa simples que pode ser realizada pela manhã, é listar os seus afazeres diários. Comece pelas tarefas mais importantes. Assim que executar cada uma delas, sinta o prazer de riscar e tira-las da lista. Com essa tarefa, você também pode identificar algumas atividades que podem ser delegadas, ou deixadas para outro dia com menos trabalho.

  • Coloque limites

Você não precisa dizer sim para tudo, se possui dificuldade em dizer não, experimente não responder de imediato, você pode pensar antes de aceitar uma nova atividade ou tarefa.

Separe um tempo para cada atividade, como responder e-mails e mensagens ao logo do dia, para não ficar refém dessas ferramentas.

  • Mantenha seu ambiente de trabalho organizado.

Seja na empresa ou em home office, mantenha a sua bancada e local de trabalho organizados, isso pode diminuir distrações e desorganização, que gera uma maior sensacional de produtividade.

  • Priorize seu tempo livre

Não abra mão de um momento para você, uma atividade prazerosa e uma boa noite de sono. Lembre-se que a sua saúde também é uma prioridade.

  • Tenha um claro propósito

Quando estamos conectados com os nossos objetivos profissionais, o caminho a percorrer fica mais curto e muito mais prazeroso trilhar por esse caminho.

Essas sugestões possuem o objetivo de apoiar o seu trabalho e deixar o seu dia mais produtivo, mas não se esqueça que é você que define o que é capaz de dar conta, e não dar conta as vezes também pode ser uma boa saída.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *