Nova ferramenta de inteligência de dados da plataforma tem como objetivo se tornar a principal referência no segmento automotivo
A Webmotors anuncia o lançamento do Índice Webmotors – nova ferramenta de inteligência de dados alocada na plataforma que, a partir de agora, passa a calcular mensalmente a variação percentual dos preços de anúncios de carros usados do portal em todo o território nacional.
A novidade tem o objetivo de oferecer uma referência confiável e precisa sobre a precificação dos veículos, visando ajudar na identificação de tendências de mercado, comportamentos de preços e oportunidades de ações estratégicas para o setor automotivo.
Para chegar ao novo índice são analisadas as seguintes características dos veículos: período de referência, marca, modelo, ano do veículo (a partir de 2014), versão, faixa de quilometragem, tipo de carroceria, tipo de combustível, tipo de anúncio na plataforma (se foi realizado por pessoa física ou jurídica), estado onde foi publicado e se é do segmento de locadoras.
Também é possível obter dados complementares como giro de estoque, análises por região e carros elétricos, entre outros, com atualização diária ou mensal, oferecendo uma visão precisa e atualizada do mercado.
A base consolidada utilizada para o cálculo do Índice Webmotors é composta por 36 marcas de carros, 398 modelos e 2.174 versões, que não incluem carros blindados, totalizando uma malha de mais de 14,5 milhões de veículos – presentes na própria plataforma do marketplace. O índice é calculado a partir de 2017 com uma metodologia baseada na mediana da diferença de preço entre um mês e o mês anterior, garantindo uma análise precisa, robusta e confiável.
“Estamos dando um grande passo em direção a um mercado mais dinâmico e inovador. O Índice Webmotors é um marco que chega para consolidar nossa posição como o maior e mais completo ecossistema automotivo do Brasil”, afirma o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic. “Nosso objetivo é sermos o maior e mais abrangente indicador do mercado e a principal referência em dados no segmento para uma melhor tomada de decisão dos nossos usuários e clientes.”
Inspirado em medidores econômicos como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Índice Webmotors é direcionado inicialmente para montadoras, concessionárias, bancos e seguradoras. Integrado ao Webmotors Autoinsights, o novo indicador terá periodicidade mensal, além de contar com conteúdos disponibilizados por assinatura, incluindo informações exclusivas e sob demanda, proporcionando os seguintes benefícios:
- Análise de mercado: fornece uma visão detalhada das tendências de valorização e desvalorização de acordo com as características dos veículos;
- Competitividade: permite comparações com concorrentes, identificando oportunidades de negócio;
- Apoio em decisões estratégicas: a partir de análises baseadas em dados contidos no índice.
Índice Webmotors de julho
Em sua estreia, o Índice Webmotors aponta uma leve queda de 0,28% no preço médio dos anúncios de veículos usados na plataforma entre junho e julho de 2024.
Segundo Jurcevic, neste momento do segundo semestre, o lançamento de novos modelos tende a desvalorizar rapidamente os que já estão no mercado, pois os consumidores passam a preferir os mais recentes e tecnológicos, levando à necessidade de ajustes nos preços dos usados para torná-los mais competitivos. “Isso também pode aumentar a oferta de veículos usados à medida que os usuários procuram atualizar seus carros para os modelos mais novos.”
Para ter acesso ao Índice Webmotors clique aqui.