O Dia Mundial das Habilidades Jovens, celebrado anualmente, em 15 de julho, foi instituído pela ONU para reconhecer a importância de fornecer aos jovens habilidades para o mercado de trabalho e empreendedorismo

Em comemoração ao Dia Mundial das Habilidades Jovens, a Zenvia* – empresa de Experiência do Cliente com soluções em nuvem e inteligência artificial para habilitar empresas a criarem experiências pessoais, envolventes e fluidas em toda a jornada do cliente -, compartilha histórias de jovens aprendizes, que demonstram o impacto positivo do programa em suas vidas e carreiras.

O Dia Mundial das Habilidades Jovens, celebrado anualmente, em 15 de julho, foi instituído pela ONU para reconhecer a importância de fornecer aos jovens habilidades para o mercado de trabalho e empreendedorismo. Este dia destaca a necessidade de enfrentar os desafios do desemprego juvenil e de promover o desenvolvimento de capacidades que permitam aos jovens contribuir, significativamente, para a sociedade e a economia global.

Quando eu entrei na Zenvia, não tinha noção nenhuma de como era trabalhar e lidar com um ambiente corporativo. Eu fui a primeira da minha família a entrar em uma empresa que realmente oferecesse qualidade de vida, principalmente pelo home office. Meus pais não acreditaram que eu iria trabalhar de casa até o notebook chegar. As pessoas também ficaram desacreditadas quando eu dizia que era aprendiz e trabalhava em casa. Fico muito feliz de ter entrado como aprendiz e, hoje, ser uma assistente. A Zenvia mudou a expectativa e a perspectiva de vida de uma jovem de escola pública, preta e da periferia”, afirma Rafaela Moreira, assistente de Agilidade na Zenvia.

O programa Jovem Aprendiz da Zenvia é uma oportunidade de aprendizado contínuo e crescimento profissional em diversas áreas, de tecnologia a recursos humanos. A empresa, reconhecida por sua abordagem inovadora, que combina inteligência humana e artificial para criar experiências excepcionais para seus clientes, busca talentos comprometidos e diversificados para integrar a equipe. 

A empresa valoriza a equidade, a colaboração, a autonomia e o respeito, promovendo um ambiente 100% remoto com horários flexíveis. Essa é mais uma oportunidade para o desenvolvimento de equipes diversas, alinhada ao objetivo da Zenvia de se tornar uma empresa cada vez mais inclusiva. Em 2022, o programa foi direcionado a jovens negros.

Eu entrei na Zenvia, como Jovem Aprendiz, em 2022. Foi uma experiência incrível. Quando estamos prestes a entrar no mundo do trabalho, temos diversos receios, inseguranças e medo de entrar em uma empresa ruim ou em um cargo ruim. Entretanto, ao entrar na Zenvia, todas essas inseguranças foram deixadas de lado por conta de toda atenção que o time teve comigo no decorrer do trabalho. Aqui, eu pude me reconhecer e descobrir novas áreas, que são mais interessantes do que eu imaginava”, afirma Lais Goes, auxiliar de Marketing na Zenvia.

Houve sempre uma atenção ao que eu queria para a minha carreira, ouvi ótimos conselhos e tive um apoio que jamais imaginaria ter no meu primeiro emprego. Hoje, estou em uma nova área dentro da Zenvia, totalmente diferente do que eu fazia como Jovem Aprendiz, mas consegui entrar nesse cargo devido ao que aprendi nesse período, do apoio da minha liderança e da iniciativa da Zenvia de dar oportunidade, primeiramente, aos Humanz. Com tudo o que vivi aqui, tenho certeza de que posso crescer profissionalmente e conhecer diversas outras áreas”, completa Lais.

Na Zenvia, acreditamos que investir no desenvolvimento dos jovens é fundamental para a construção de um futuro mais inclusivo e inovador. Nosso programa Jovem Aprendiz é projetado para oferecer oportunidades reais de crescimento e aprendizado, permitindo que cada jovem explore seu potencial. Nosso comprometimento é continuar proporcionando um ambiente onde todos possam prosperar”, finaliza Katiuscia Teixeira, CHRO na Zenvia.

*A Zenvia completa, em 2024, 21 anos desde sua fundação. São mais de 1.200 colaboradores, atendendo a mais de 13.000 clientes em toda a América Latina. Em 2021, a Zenvia se tornou a primeira empresa brasileira de SaaS a abrir capital na Nasdaq.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *