Skip to content
Elaine Lina

Elaine Lina

Profissional de Relações Públicas pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação organizacional pela ECA-USP, é empresária, palestrante e consultora de empresas com mais de 20 anos de experiência em comunicação interna e relacionamento com a imprensa. Professora universitária por 16 anos nos cursos de Comunicação, Marketing, Administração e Recursos Humanos nas instituições UniFaat, Fecap, Uniso e PUCCampinas.

De um tempo para cá tenho observado um grande movimento das empresas em direcionar suas estratégias de comunicação e marketing para diferentes gerações: Baby Boomers, Geração X, Millennials, Geração Z, e agora já se fala até na Geração Alpha. As orientações costumam ser claras: “entenda o comportamento de cada geração,Continue …

Estamos iniciando o segundo semestre do ano, uma fase que sempre parece mais curta, e por bons motivos. Com as férias escolares em julho e uma sequência de feriados e datas comemorativas – Dia dos Pais, Independência, Dia das Crianças, Proclamação da República, Natal e Ano Novo… a sensação deContinue …

Nos últimos tempos – e cada vez mais! -, a Inteligência Artificial (IA) tem se infiltrado em praticamente todas as profissões, gerando em muita gente receios e preocupações sobre a substituição de seres humanos por máquinas. Será? Bem, eu até entendo esse medo, mas sinceramente (ou será que eu deveriaContinue …

Caras leitoras, caros leitores. Neste artigo, eu gostaria de convidar você a passear comigo pelo universo da governança corporativa, do compliance e de como esses elementos se tornaram essenciais para a competitividade e sobrevivência das empresas em um mercado cada vez mais exigente e regulado. As questões de governança eContinue …

Outro dia reassisti a um filme muito antigo, cujo título em português é “Pássaro Azul”. A primeira vez em que tinha assistido tinha sido na infância, na Sessão da Tarde, numas férias escolares quaisquer. E rever esse filme me fez pensar no quanto às vezes a gente complica as coisas,Continue …

Nos últimos anos tenho observado – e participado de – muitos encontros de network entre empreendedores, empresários, educadores e investidores de projetos inovadores aqui na região de Atibaia e municípios vizinhos. Tenho me questionado bastante sobre o porquê dessas pessoas – sejam pequenos empreendedores iniciantes ou experientes representantes de grandesContinue …

Caríssimas pessoas empreendedoras, Hoje irei tocar num ponto sensível, porém necessário – que está fazendo muito RP perder vários fios de cabelo. Estamos vivendo um cenário marcado por divisões e polarizações, em que a postura das empresas diante de questões sensíveis, especialmente em períodos eleitorais, está à prova, e pedeContinue …

Olá, pessoal Datas como a Páscoa e o Natal, que têm sua origem e grande simbolismo nas religiões cristãs, trazem consigo também o peso das grandes datas comerciais, com trocas de presente, feriado e tudo o que a modernidade midiática acabou por lhes atribuir. E aí o pessoal de ComunicaçãoContinue …

Olá, empreendedores e empreendedoras entusiastas do ecossistema de startups! Ingressar no mundo dinâmico das startups é uma jornada emocionante, mas desafiadora. É sabido que a atenção de investidores pode ser a chave para o crescimento e o sucesso especialmente neste modelo negócio. Pensando nisso, neste artigo vamos explorar algumas estratégiasContinue …

Caríssimas pessoas empreendedoras, Quando falamos sobre a complexa teia que envolve a construção da imagem empresarial, não podemos ignorar o papel central desempenhado pela liderança – muitas vezes personificada na figura da pessoa que fundou ou dirige a empresa. Neste artigo, iremos explorar a relação entre a imagem da liderançaContinue …

2024 | Todos os direitos reservados a Jornal Visão de Negócios | Desenvolvido por Mokeka Publicidade