‘Estratégias assertivas e criatividade conectam empresas para a criação de produtos e o acesso a novos mercados’

Imagine duas ou mais empresas, de setores distintos, que nunca pensaram em colaborar entre si, fazendo uma conexão em que tem a oportunidade de co-criar um produto inovador que atenda a uma demanda de mercado não explorada. E o melhor: todas as empresas envolvidas ganham!

Na prática, o cross-networking é o ato de conectar organizações de diferentes setores ou até mesmo concorrentes em algumas áreas, para atuarem em colaboração, gerando valor mútuo. Trata-se de criar uma rede interligada, onde cada organização traz suas forças para a mesa, potencializando oportunidades de novos negócios, a co-criação de produtos e o acesso a novos mercados.


Fátima Bana (Divulgação)

‘Embora pareça simples, o sucesso do cross-networking exige uma visão estratégica e, principalmente, um conhecimento profundo do comportamento do consumidor, mercado e tendências. Afinal, unir duas ou mais empresas para colaborar de forma eficiente requer mais do que apenas uma rede de contatos, é preciso ter uma compreensão detalhada de como essas conexões podem gerar valor concreto para todas as partes envolvidas, incluindo os consumidores finais, parceiros e investidores’, explica a executiva de marketing e negócios, Fátima Bana, fundadora e líder na Rent a CMO, empresa especialista no assunto.

Essa abordagem estratégica pode ser aplicada em diferentes escalas e indústrias, desde grandes corporações até startups em crescimento. No entanto, é necessário que o profissional responsável por estabelecer essas conexões, tenha profundo conhecimento de mercado e do comportamento do consumidor, para que haja a possibilidade de criar soluções únicas e personalizadas para cada organização.

De acordo com Bana, ‘nos dias de hoje, os gestores estão cada vez mais concentrados em suas operações internas e em manter sua competitividade no mercado. Essa atenção constante ao próprio negócio, embora necessária, pode limitar o alcance de oportunidades externas que estão à espera de serem aproveitadas. Portanto, ter a visão externa de um especialista com uma abordagem estratégica, é essencial para destravar novas oportunidades de crescimento’.

Outro ponto que diferencia o cross-networking é a capacidade de criar campanhas e estratégias de marketing que falam diretamente com todos os stakeholders: consumidores, parceiros e investidores.

Em uma era onde as marcas são cobradas por relevância e inovação, não basta apenas criar algo novo. É preciso garantir que esse novo produto ou serviço tenha um posicionamento sólido no mercado e atraia tanto o consumidor final quanto os possíveis parceiros de negócio.

‘Além de identificar e conectar as organizações, o profissional de cross-networking deve desenvolver estratégias de marketing que engajem todos esses públicos, tendo como resultado um marketing atrativo e estratégico, que não só gera vendas, mas também constrói uma reputação sólida para as empresas, fortalecendo sua posição no mercado e abrindo novas portas’, explica a especialista da Rent a CMO.

Portanto, no cenário competitivo atual, os negócios que desejam crescer e se destacar precisam de uma visão externa que vá além das operações diárias. O cross-networking é essa visão. Ao colaborar com uma profissional que possui essa expertise, as empresas podem se focar no que fazem de melhor: gerir e expandir seus negócios. Enquanto isso, o especialista atua na identificação de oportunidades de parcerias corporativas, desenvolvendo produtos ou serviços que capturam o imaginário e as necessidades dos consumidores, tendo em vista que ele deve ter a capacidade de identificar uma sinergia entre elas que ninguém mais notou. Isso não só gera novos fluxos de receita, mas também garante que o marketing dessas iniciativas seja atrativo para investidores e parceiros estratégicos.

‘O futuro dos negócios é colaborativo, e o cross-networking é a chave para abrir essas novas portas’, ressalta Fátima.

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