Você também está com aquela sensação de que “o ano já acabou”? Pois é… E nessas horas muitas empresas – focadas em metas e números – estão se perguntando o que ainda dá tempo de fazer para fortalecer e destacar sua marca. E o interessante é que a grande maioria tem esse pensamento mirando apenas nos clientes, no público que está lá na internet… Ou seja, basicamente públicos externos.
Mas neste artigo eu quero chamar atenção para um público super estratégico para qualquer empresa, mas que nem todo mundo trata com a devida relevância: o público interno. Afinal, é ele que vive a empresa no dia a dia e o primeiro a representar sua marca de forma autêntica, sem roteiros ou artifícios. Se as pessoas dentro da empresa se sentem valorizadas, assumem um papel ativo na promoção da imagem da empresa. Mas, se pelo contrário, se decepcionam, sua frustração pode se tornar pública e, quem sabe, até viral.
Essa conexão entre empresa e colaborador, por ser tão espontânea, ganha força autêntica nas redes sociais. Um funcionário que declara seu orgulho em fazer parte da equipe pode ter um impacto que nenhuma ação publicitária poderia alcançar. Quer um exemplo?
Você fica sabendo que uma revista especializada realizou uma pesquisa na qual avaliou mais de mil notebooks, de todas as marcas, chegando à conclusão que determinado modelo tinha o melhor custo benefício do mercado. Você, que estava mesmo procurando um novo notebook, se baseia nessa pesquisa e considera compra-lo. Mas, antes de efetuar a compra, comenta com primo em quem você confia, que por acaso estava te visitando naquele dia e que já trabalhou na fábrica desse equipamento. E ele te diz: “Não compre esse note de jeito nenhum! É uma porcaria e vai começar a te dar problemas em menos de seis meses!”. E aí? O que pesa mais para você?
Pois é… Entendeu a força que pode ter o seu colaborar sobre a reputação da sua marca? Ainda não? E se ao invés de comentar apenas com o primo dentro de casa, esse ex-funcionário fizesse esse comentário num fórum de internet? Complicou, não é mesmo?
Considerando que a revista que realizou a pesquisa é mesmo especializada e séria, é bem provável que o comentário do funcionário estivesse equivocado ou mesmo enviesado. Se foi feito por desconhecimento ou por rancor, isso não vem ao caso agora. O fato é que é possível identificar aqui alguma falha na relação e na comunicação da empresa junto a ele e, provavelmente, junto a todo o seu público interno.
Mas você deve estar se perguntando: e dá pra ser diferente? Na média, dá sim. E a proximidade do final do ano pode ser uma boa oportunidade para você começar a virar esse jogo e fortalecer laços com as pessoas que fazem sua empresa acontecer e que têm a missão de cumprir, todos os dias, as promessas que a sua marca faz por meio da publicidade.
E nesse sentido esse período pode ser um bom cenário para alinhar valores e, principalmente, lembrar aos colaboradores que a empresa não é apenas o local onde passam grande parte de seu tempo, mas sim um espaço de crescimento e trocas genuínas. E não estou falando aqui de gestos que são solicitados ou caçam “likes” – mas sim de atitudes verdadeiras e espontâneas, que se refletem de forma positiva tanto para o clima organizacional quanto para a imagem externa.
Quer começar? Aqui vão algumas sugestões práticas para encerrar o ano com uma mensagem de valorização e engajamento para o seu tempo:
Primeiro, reconheça publicamente as contribuições que se destacaram, tanto em reuniões internas quanto em materiais que possam ser compartilhados externamente, como boletins informativos ou postagens institucionais. O reconhecimento visível faz com que o colaborador sinta que suas conquistas são valorizadas e podem inspirar orgulho de pertencimento.
Depois, incentive que compartilhem suas próprias histórias de atuação. Comece dando o exemplo, compartilhando as suas histórias e interagindo positivamente com outros compartilhamentos. Cada colaborador tem um papel único na história da empresa, e permitir que compartilhem essas experiências humaniza a marca, mostrando o valor da equipe – como indivíduo e como conjunto. Mas atenção: esse compartilhamento só é genuíno se for incentivado e não imposto. É a diferença entre convidar alguém para uma conversa ou forçá-lo a fazer um discurso ensaiado.
Para além disso, abra um canal de diálogo real sobre o próximo ano. Essa época é o momento perfeito para ouvir ideias e angústias, fortalecer os pontos positivos e buscar juntos soluções para o que pode melhorar. Ofereça esse espaço de troca sincera e construtiva, um espaço em que os colaboradores saibam que serão ouvidos – seja por meio de rodas de conversa ou virtualmente pela rede interna.
Por fim, proporcione momentos de celebrações e bem-estar. Muitas vezes, um simples gesto de agradecimento, um evento de integração ou mesmo uma mensagem sincera de gratidão é o que marca positivamente o encerramento de mais um ciclo e alimenta o engajamento para o próximo.
E mais importante: lembre-se de levar essas práticas que está iniciando agora, por ocasião de uma época afetivamente especial, para todo o decorrer do próximo ano. Assim, irá nutrir cada vez mais o ambiente interno com boa disposição para com marca institucional.
A força da sua marca não se restringe ao que ela comunica ao mercado, mas ao que ela inspira em quem a experiencia de dentro para fora. E, se os laços são fortes, sinceros e transparentes, o retorno será espontâneo e verdadeiro – como deve ser a relação entre uma empresa e seus grandes embaixadores: seu público interno.
Profissional de Relações Públicas pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação organizacional pela ECA-USP, é também jornalista, empresária, palestrante e consultora de empresas com mais de 20 anos de experiência em comunicação interna e relacionamento com a imprensa. Professora universitária por 16 anos nos cursos de Comunicação, Marketing, Administração e Recursos Humanos nas instituições UniFaat, Fecap, Uniso e PUCCampinas.