Faixa com rendimento superior a 10 salários mínimos teve aumento de 9,9% na procura por crédito; Distrito Federal foi a única região com queda

A procura por crédito por parte dos brasileiros registrou alta de 6,5% em maio deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024, segundo dados divulgados pela Serasa Experian. O movimento foi liderado por consumidores com renda de até dois salários mínimos, que puxaram a alta com aumento de 10,6%. No entanto, o destaque do mês ficou com os brasileiros de renda mais alta: entre aqueles que recebem mais de dez salários mínimos, a busca por crédito subiu 9,9%.

Crédito como ferramenta estratégica

Segundo a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, o resultado aponta uma mudança no comportamento financeiro de faixas de renda mais elevadas. “A elevação na busca por crédito entre consumidores com renda de mais de 10 salários mínimos reforça uma tendência relevante: o crédito passou a ser uma ferramenta estratégica, não apenas para suprir emergências financeiras, mas também para manter o padrão de consumo e reorganizar o orçamento familiar”, comenta.

A economista destaca ainda que mesmo consumidores fora da base da pirâmide sentem os efeitos do encarecimento do custo de vida, com inflação ainda persistente e juros elevados pressionando o orçamento doméstico.

Alta na maioria dos estados

O levantamento mostra que 24 das 27 unidades federativas apresentaram alta na demanda por crédito. Os maiores avanços ocorreram no Tocantins (32,5%), Amazonas (19,8%) e Rio Grande do Sul (17,6%). O Distrito Federal, por outro lado, foi a única região com recuo expressivo no período, com queda de 10,6% na procura por crédito.

Como é feito o levantamento

O Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito é elaborado com base em consultas a CPFs realizadas mensalmente na base da Serasa Experian, em operações relacionadas a crédito com instituições financeiras e empresas. Os dados são transformados em índice com base média de 2008, segmentados por região e faixa de renda.

Facilidades para PMEs

A Serasa também destacou a nova plataforma “Limpa Nome PJ”, voltada às pequenas e médias empresas. O portal oferece condições especiais para renegociação de dívidas, além de serviços como consulta ao Score PJ e ferramentas de gestão financeira. O serviço pode ser acessado pelo site: https://empresas.serasaexperian.com.br/limpa-nome.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *