Da Redação. (O troféu finalizado pelos artesãos da Art In Wood, de Piracaia. Foto: Art In Wood)

Em visita ao ateliê Art In Wood Entalhes, em Piracaia, a comissão do TOP Empresas JVN 2025 se encantou com os troféus esculpidos à mão — peças únicas, de design inovador e acabamento surpreendente, que traduzem o espírito de excelência, exclusividade e sustentabilidade celebrado pelo prêmio

Em pleno andamento do processo de indicações para o TOP Empresas JVN 2025, a comissão organizadora do prêmio realizou nesta 6ª feira (22) uma visita especial ao ateliê Art In Wood Entalhes, em Piracaia. Foi lá, nas mãos habilidosas dos irmãos artesãos Giovanny e Luiz Cláudio, que Elaine Lina (JVN), Gabriel Brito (JVN) e Erick Araújo (Conecta Nazaré – parceiro do JVN) testemunharam de perto a criação dos troféus que premiarão as empresas e instituições de destaque deste ano – e ainda aproveitaram para fazer algumas tomadas de vídeo para conteúdos sobre o prêmio. Longe de serem meros objetos de reconhecimento, cada troféu se revela uma verdadeira obra de arte, esculpida manualmente e carregada de um DNA exclusivo.

Gabriel Brito, do JVN (sentado) e Erick Araújo, do Portal Conecta Nazaré (em pé). (Foto: Art in Wood)

O troféu do TOP Empresas JVN 2025, concebido especialmente para este prêmio pela renomada artista plástica e estilista de moda sustentável Van Loureiro, de Atibaia, chega nesta edição ainda mais imponente e vistoso. Além de um tamanho maior, que o torna mais impactante, sua base foi ampliada para dar maior destaque à placa de identificação da empresa vencedora. As sutis, porém significativas, mudanças nas cores e a adição de um toque extra de brilho conferem ao prêmio uma intensidade visual surpreendente.

O design se destaca por um degradê elegante: uma base em tom preto profundo, que transita para um avermelhado intenso no corpo principal do troféu, resultando em uma torre em um tom mais claro. Esses efeitos são alcançados por meio de aplicações de verniz cuidadosamente planejadas para garantir uma harmonia perfeita.

Durante a visita, Giovanny compartilhou os desafios e as soluções criativas que transformaram a confecção dessas peças em um processo genuinamente artístico. Um dos primeiros obstáculos surgiu com as cores: a primeira camada de verniz na torre, devido ao tipo específico de madeira utilizada, reagiu de forma inesperada, assumindo um tom avermelhado muito próximo ao do corpo do troféu, comprometendo o degradê. A solução veio de uma sugestão simples e genial de sua esposa: em vez de tentar clarear a torre, arriscando danificar os delicados vincos esculpidos, por que não escurecer a base? Foi assim que ela ganhou um tom avermelhado mais forte, criando o contraste perfeito e a transição de cores desejada.

Os artesãos Luiz Cláudio (esquerda) e Giovanny (direita), responsáveis pelas esculturas em madeira do TOP Empresas JVN (Foto: Elaine Lina)

Outro desafio técnico foi esculpir os intrincados detalhes da torre, formada por múltiplos quadradinhos em uma escala ascendente. Sem a ferramenta ideal para o corte de linha, Giovanny demonstrou maestria ao realizar todo o trabalho com uma serra circular, exigindo precisão e cuidado extremos. O resultado final impressionou a comissão organizadora do prêmio, que classificou cada peça como uma obra única, fruto de um procedimento completamente artístico.

É essa dedicação manual que garante a exclusividade de cada troféu. Como explicou o artesão da Art In Wood, “por mais que sigam o mesmo projeto e procedimento, a natureza artesanal do trabalho faz com que cada peça seja única. A profundidade dos vincos e até a posição das fibras da madeira, faz com que nenhum troféu seja exatamente como o outro”, reforçando que cada um possui seu próprio ‘DNA’, o que difere totalmente o TOP Empresas JVN dos troféus produzidos em massa por máquinas industriais.

Elaine Lina (JVN) com o troféu nas mãos (foto: JVN)

Mais do que um reconhecimento pelas práticas éticas, inovação e excelência, o troféu TOP Empresas JVN 2025 se estabelece como um símbolo do valor da arte local e da sustentabilidade. Feitos em madeira, eles representam uma escolha consciente por materiais que respeitam o meio ambiente, em contraposição a opções como acrílico ou plástico. Receber este troféu é, portanto, não apenas celebrar o sucesso empresarial, mas também o talento, a arte e o compromisso com a sustentabilidade da região.

As indicações para a primeira etapa do Prêmio TOP Empresas JVN 2025 estão abertas e seguem até 2a feira (25) e cada pessoa – de qualquer lugar do país – pode indicar até cinco empresas em cada uma das sete categorias, dentro dos 29 municípios participantes. Uma grande oportunidade de reconhecer e valorizar as empresas e instituições que fazem a diferença na região.

Serviço

Prêmio TOP Empresas JVN 2025

1ª etapa – fase de livres indicações: abertas até 25 de agosto de 2025.

Como indicar: o regulamento completo e o formulário de indicações podem ser acessados por este link.

Cerimônia de premiação: acontecerá no dia 27 de novembro de 2025, no auditório do Sest Senat Atibaia

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *