“Tostines vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais?”
Esse slogan famoso não só fez muito sucesso na publicidade e virou uma expressão popular no Brasil, mas também tem muito a ensinar sobre negócios. Hoje falaremos sobre como a lógica circular e a proximidade com concorrentes podem ser vantajosas para empresas de praticamente todos os segmentos e tamanhos.
A Galeria do Rock, localizada na Avenida São João, em São Paulo, é um ótimo exemplo de economia de aglomeração e lógica circular. Essa galeria, que se tornou um ícone e polo cultural da Região Metropolitana de São Paulo, reúne diversas lojas que vendem produtos relacionados ao rock e à cultura pop concentradas em um mesmo local. Os donos dessas lojas poderiam estar em outros ótimos lugares na cidade de São Paulo, mas escolhem estar próximos uns dos outros ali.
Por quê?
Porque essa aglomeração sustenta a Galeria do Rock. Isso ocorre porque a concentração de lojas que vendem produtos similares e/ou complementares reunidas em uma mesma área atrai mais consumidores.
Por outro lado, ao estarem próximas, essas lojas se beneficiam da lógica circular: os consumidores vão até a Galeria porque sabem que ali encontrarão uma variedade de opções e as lojas esperam receber um grande fluxo de potenciais clientes interessados nesse tipo de produto.
Assim como Tostines brincava com a causalidade entre o frescor do produto e as vendas, podemos aplicar o mesmo raciocínio para o nosso exemplo. A Galeria do Rock vende mais porque tem um grande número de lojas, ou tem um grande número de lojas porque vende mais? Ambas as respostas estão certas. É a lógica circular agindo.
Mas a Galeria do Rock não é um caso isolado. A economia de aglomeração permeia praticamente todos os negócios, desde regiões comerciais locais, como centros de cidades e shoppings, até polos especializados. Essa concentração geográfica da atividade econômica é sustentada por uma série de vantagens que tornam a proximidade com os concorrentes uma estratégia atraente.
Vamos a mais exemplos da economia de aglomeração e a lógica circular funcionando em outros contextos?
1. Vale do Silício:
O Vale do Silício, na Califórnia, é o epicentro mundial da tecnologia. A concentração de empresas de tecnologia atraiu uma vasta rede de fornecedores especializados, talentos altamente qualificados e um fluxo constante de ideias e inovações. Esse ambiente colaborativo impulsiona o crescimento e a competitividade de todas as empresas envolvidas.
2. Rua 25 de Março:
A Rua 25 de Março, também em São Paulo, é famosa por suas lojas de atacado e varejo de diversos produtos, especialmente têxteis e acessórios. A proximidade das lojas atrai uma enorme quantidade de consumidores, comerciantes e turistas, todos em busca de variedade e bons preços.
3. Hollywood:
Hollywood é o coração da indústria cinematográfica. A concentração de estúdios de cinema, produtores, diretores, roteiristas e atores cria um ambiente propício para a criação de filmes e séries de TV. A proximidade facilita colaborações e parcerias que impulsionam a produção e a inovação na indústria.
Os benefícios da economia de aglomeração são inúmeros e cada segmento poderá ter os seus ganhos específicos. Abaixo, alguns dos mais conhecidos:
- Fornecedores especializados: quando muitas empresas do mesmo setor estão concentradas em um local, fornecedores específicos têm incentivos para se estabelecer por perto, facilitando o abastecimento de insumos e produtos.
- Pool de talentos: a proximidade de empresas similares cria um mercado de trabalho dinâmico. Funcionários que são desligados em uma empresa têm mais facilidade para encontrar uma nova oportunidade na vizinhança. E para os empregadores, é mais fácil contratar profissionais já adaptados à cultura existe no local.
- Troca de informações: estar perto dos concorrentes facilita o benchmark. Empresas podem observar e aprender com as ações dos vizinhos, ajustando suas próprias estratégias de produto, serviço e marketing.
- Atração de consumidores: uma concentração de negócios similares atrai mais consumidores, oferecendo-lhes um leque variado de opções em um só lugar. Isso economiza tempo e aumenta a atratividade do local como um destino de compras.
- Fortalecimento da marca: a união de empresas com um objetivo em comum cria uma identidade forte para o local e o transforma em um poderoso pólo, que acaba beneficiando todos os negócios envolvidos.
Vale dizer que a economia de aglomeração e a lógica circular não é exclusiva de grandes centros urbanos. Em cidades menores, é possível encontrar ruas ou bairros especializados em determinados produtos ou serviços, como a concentração de oficinas mecânicas, lojas de móveis e decoração, restaurantes, clínicas e laboratórios para exames médicos.
Para os negócios de pequeno e médio portes, entender o conceito de economia de aglomeração e a lógica circular pode ser uma valiosa estratégia. Ao se instalar próximo aos concorrentes e fornecedores, você pode se beneficiar de um fluxo maior de potenciais clientes, acesso a fornecedores/parceiros especializados, facilidade na contratação de mão de obra qualificada e um ambiente propício para o compartilhamento de informações e práticas do setor.
Portanto, não tema a concorrência. Abrace-a! A concentração geográfica pode ser o segredo para alavancar seu negócio e aproveitar as vantagens da economia de aglomeração.
Mas, lembre-se: a aglomeração não é mágica. Para ter sucesso, é importante escolher o local certo, se conectar com as outras empresas e oferecer produtos ou serviços de qualidade.
Com planejamento e estratégia, a aglomeração pode ser a chave para o sucesso do seu negócio.
Profissional de comunicação com mais de 25 anos de experiência, especializado em Pesquisa de Mercado, Atendimento e Planejamento de Mídia e Comunicação, Fábio Inoue atuou em diversas agências em Mogi das Cruzes e São Paulo, lidando com clientes de diferentes portes e atuações. Além disso, é docente há mais de 16 anos em cursos de Comunicação Social, coordenando também cursos de MBA em Marketing Digital, Gestão de Marcas e Branding. Participou ativamente da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) e do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia em Mogi das Cruzes. Graduado em Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Gerenciamento Estratégico de Marketing, atua no mercado desde 1996. Apaixonado por livros, é fã de Star Wars e torcedor do Barcelona FC.
Podemos atribuir essa característica à Zona Franca de Manaus? Ou à indústria automobilística e seu processo de verticalização? São ações semelhantes com resultados diferentes ok?