No tema do Modelo de Negócio Canvas, chegamos a uma etapa muito importante: as Fontes de Receitas. Depois de apresentar a Proposta de Valor, Segmentos de Clientes, Canais e Relacionamento com Clientes, é hora de entender como o negócio será monetizado, ou seja, como entrará o dinheiro.

Caso você queira revisitar alguns artigos, sugiro que comece pela proposta de valor, para que você visualize desde o início a importância do modelo de negócios.

O Canvas de Modelo de Negócio é uma estrutura desenvolvida por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, que permite, como o nome já diz, modelar o seu negócio. Ele é formado por nove blocos, que abrangem todos os aspectos de uma empresa, desde a proposta de valor que está ligada aos diferenciais da empresa até as formas que o dinheiro entrará em seu caixa.

Você já possui os produtos disponíveis para serem vendidos, mas nesse artigo a ideia é explorar se existem mais possibilidade de gerar renda em sua empresa. Uma pergunta para você refletir:

 Estou aproveitando todas as possibilidades de gerar receita em meu negócio?

Primeiro, considere a venda de produtos ou serviços complementares. Por exemplo, uma empresa que vende software pode oferecer treinamento ou consultoria especializada como serviços adicionais, aumentando a sua receita.

Segundo, explore modelos de assinatura ou recorrência. Isso pode incluir planos mensais, anuais ou com produtos agregados. Esse modelo está crescendo muito no Brasil, podendo ser utilizado por academia, pães artesanais, banho e tosa para pet, entre outros.O importante é fazer com que seu cliente seja fidelizado.

Terceiro, não subestime o poder da publicidade e parcerias. Ao oferecer espaços publicitários em seu site ou loja física, você pode gerar receita adicional. Espaço para inserir TV com publicidade, para inserir painéis e outdors não podem ser esquecidos.

Quarto, pense em estratégias de precificação criativas. Isso pode incluir descontos por volume, pacotes de produtos ou serviços, ou até mesmo preços dinâmicos que se ajustam de acordo com a demanda do mercado e o valor percebido pelo cliente.

Por último mas não menos importante, o segredo para aumentar as fontes de receitas está no conhecimento profundo do seu mercado, dos clientes e da concorrência. Ao adaptar as estratégia da sua empresa às necessidades e preferências do seu público-alvo, você pode identificar oportunidades de receita que impulsionam o crescimento sustentável do seu negócio.

Como dica extra gostaria de trazer a possibilidade de oferecer curso e capacitação dentro da sua área de atuação. Isso se encaixa em qualquer segmento, diferente da primeira sugestão, a ideia não é oferecer cursos como venda complementar aos seus clientes, mas sim ao mercado concorrente ou fornecedor. Como essa atividade, você pode gerar mão de obra especializada e aumentar a sua credibilidade e autoridade perante o mercado.

Em um mundo de inovação e mudanças constantes, poder gerar receita de maneira criativas e assertiva é fundamental para o sucesso das empresas. Ao aproveitar ao máximo as fontes de receitas, você não apenas fortalece a saúde financeira da sua empresa, mas também cria uma base sólida para a inovação e o crescimento do negócio.

No próximo artigo, falaremos sobre recursos principais e atividades principais para colocar em prática em sua empresa e se destacar nesse mercado acirrado. Espero você!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *