Para 69% dos profissionais brasileiros, liberdade para testar ideias é mais importante do que cursos ou metas desafiadoras

Um ambiente com mais autonomia é o que mais estimula a criatividade dos brasileiros no trabalho, segundo pesquisa realizada pela Conquer Business School. O levantamento aponta que 69% dos profissionais veem a liberdade para testar novas ideias como fator decisivo para o desenvolvimento criativo — à frente de iniciativas como metas desafiadoras ou investimentos em cursos e treinamentos.

Ambiente colaborativo e ferramentas também influenciam

Além da autonomia, a colaboração com colegas (58%) e o acesso a tecnologias adequadas (55%) também foram destacados como grandes impulsionadores da criatividade no ambiente profissional. O estudo ouviu 500 brasileiros maiores de 18 anos, de todas as regiões do país, com margem de erro de 3,3 pontos percentuais.

Apesar de 74% afirmarem que se sentem criativos no trabalho atualmente, a pesquisa identificou diversos obstáculos que limitam a expressão criativa. O principal deles é o cansaço mental e o esgotamento (45%), seguido por distrações digitais como WhatsApp e Instagram (29%), ausência de ferramentas adequadas (23%) e culturas organizacionais rígidas (17%).

IA como aliada da criatividade

A pesquisa também revelou que 83% dos entrevistados percebem impactos positivos da inteligência artificial na criatividade no trabalho. Entre os ganhos mais citados estão o acesso a novas ideias e referências (42%) e a automatização de tarefas simples, que libera tempo para criação (41%).

Criatividade como diferencial competitivo

Para Juliana Alencar, Diretora de Marketing da Conquer, estimular a criatividade nas empresas é uma decisão estratégica. “Investir na criatividade dos colaboradores — seja por meio de treinamentos, ferramentas ou ajustes na cultura organizacional — significa apostar em um diferencial com resultados duradouros para os mais diferentes times e negócios”, afirma.

“Equipes criativas tendem a ser mais estratégicas, colaborativas e atentas às evoluções do mercado, características cada vez mais demandadas atualmente. Todos saem ganhando”, conclui Juliana.

Metodologia

A pesquisa foi realizada com 500 profissionais conectados à internet, maiores de 18 anos, em todas as regiões do Brasil. O índice de confiabilidade do estudo é de 95%, com margem de erro de 3,3 pontos percentuais. Os participantes responderam a cinco perguntas sobre estímulos criativos, obstáculos à criatividade e o impacto da IA no ambiente de trabalho.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *