Da Redção.
Idealizado pela colunista Érica Borgonovi, o encontro especial acontece nesta quarta-feira (28), na Casa da Vizinha, em Atibaia, e terá a presença da redatora-chefe do JVN, Elaine Lina, em um bate-papo aberto ao público sobre a importância de ler notícias nos tempos atuais
O clube do livro “Eu Ser Leitor”, iniciativa da colunista do JVN e fundadora do Instituto Eu Ser, Érica Borgonovi, realiza nesta quarta-feira, 28 de janeiro, um encontro especial e aberto ao público na Casa da Vizinha, em Atibaia. A partir das 15h, o evento terá como convidado o Jornal Visão de Negócios (JVN), representado pela redatora-chefe Elaine Lina, para um bate-papo sobre a importância e o papel da leitura de jornais – impressos e digitais – na era da informação instantânea.

A proposta de dedicar um encontro à leitura de jornais partiu da própria Érica, que promove o clube de leitura “Eu Ser Leitor” regularmente na Casa da Vizinha, um espaço dedicado ao bem-estar e saúde preventiva para o público 50+. Com o objetivo de trazer sempre um “movimento diferente” na última quarta-feira de cada mês, o tema deste primeiro encontro especial de 2026 visa resgatar o hábito da leitura aprofundada de notícias.

“A leitura de um bom jornal parece “esquecida” mas, a meu ver, continua sendo uma das ferramentas mais poderosas para quem decide, lidera, para quem empreende. No formato digital – maioria hoje – a informação ganha velocidade sem perder profundidade e, se escolhemos veículos com autoridade, compromisso com a verdade e análise qualificada, ganhamos clareza para agir melhor, para acelerar nossos resultados. Eu não abro mão deste recurso e, por isto, escolhi este tema para o primeiro encontro Leitura e Movimento de 2026. Este evento nasce do desejo de estimular o hábito da leitura, provocar reflexões e movimentar pessoas que entendem que informação de qualidade não é custo — é estratégia. A escolha do jornal para este mês cabe muito bem por oferecer leituras rápidas que podem contribuir com os avanços que buscamos em mudança de ano.“, declara Érica. E complementa: “Quero movimentar as empresárias da região a acreditar no poder da leitura de bons jornais e no valor da informação confiável para liderar com mais clareza. Este evento é um convite para retomar (ou fortalecer) esse hábito essencial.“
A iniciativa reflete a paixão da colunista pela leitura, como expressou em seu convite nas redes sociais: “Qual foi a última notícia que você LEU? Até deixei em caixa alta, pois estamos cada vez mais acostumados com áudios e vídeos. Mas, sigo com convites, porque acredito nos grandiosos benefícios da leitura. Este primeiro convite de 2026 é para LER JORNAIS.“

Elaine Lina, redatora-chefe e também colunista do JVN, complementa a importância do tema que será abordado. “Conversaremos sobre como os jornais são ferramentas poderosas para nos manter bem-informados, formar nossa própria opinião e aprofundar o conhecimento em diversos assuntos. Eles enriquecem nosso repertório social e cultural e, quando bem selecionados, podem ser uma excelente fonte para estudos e pesquisas, inclusive em cursos formais. São, de fato, só vantagens“, explica Lina, que estará à frente do bate-papo ao lado de Érica.
O encontro promete ser uma oportunidade imperdível para quem busca se reconectar com a leitura como fonte de crescimento pessoal e intelectual, em um debate que une a paixão pela literatura à relevância do jornalismo.
SERVIÇO
- Evento: Encontro “Eu Ser Leitor” – Tema: O Papel da Leitura de Jornais nos Tempos Atuais
- Com: Érica Borgonovi (Idealizadora do “Eu Ser Leitor” e Colunista JVN) e Elaine Lina (Redatora-Chefe e Colunista JVN)
- Data: Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026
- Horário: Das 15h às 17h
- Local: Casa da Vizinha
- Endereço: Rua Taubaté, 88, Jardim do Lago, Atibaia-SP – Cep: 12947-120
- Participação: Livre e gratuita. Basta comparecer.
- Link para a coluna de Érica Borgonovi no JVN: “Eu Sou o que Eu Leio!”
- Link para a coluna de Elaine Lina no JVN: “Imagem & Reputação”

