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Elaine Lina

Profissional de Relações Públicas pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação organizacional pela ECA-USP, é também jornalista, empresária, palestrante e consultora de empresas com mais de 20 anos de experiência em comunicação interna e relacionamento com a imprensa. Professora universitária por 16 anos nos cursos de Comunicação, Marketing, Administração e Recursos Humanos nas instituições UniFaat, Fecap, Uniso e PUCCampinas.

Hoje me peguei pensando muito sobre as mudanças que a forma de se comunicar vem sofrendo nos últimos anos – sobretudo nas comunicações corporativas, nos e-mails, nas peças publicitárias e, claro, nos meios digitais. Parece que a velocidade imposta pela comunicação nas redes sociais, por assim dizer, tem se estendido<span …

2025 começou, e o ano já dá mostras de que será um marco emocionante e desafiador para o mundo das comunicações. Em um espaço onde o digital e o real convergem mais do que nunca, entender as tendências emergentes certamente será essencial para quem deseja liderar em inovação e relevância.<span …

É, caro leitor, cara leitora. Estamos chegando ao final de mais um ano juntos aqui nessa coluna – 2024, um ano marcado por transformações, desafios e oportunidades que impactaram diretamente a forma como as empresas se comunicam com seus públicos chega ao fim. E, ao olhar para trás, é impossível<span …

Já parou para pensar como a forma como as lideranças de uma empresa ou negócio se expressam e se comportam impactam diretamente na percepção das pessoas sobre a marca? Isso acontece porque as pessoas não compram apenas produtos ou serviços. Elas compram histórias, crenças e valores. E quem melhor para<span …

Você também está com aquela sensação de que “o ano já acabou”? Pois é… E nessas horas muitas empresas – focadas em metas e números – estão se perguntando o que ainda dá tempo de fazer para fortalecer e destacar sua marca. E o interessante é que a grande maioria<span …

Você já viu como, em muitos negócios, a imagem do dono acaba sendo a própria cara da empresa? Isso acontece com alguns grandes grupos empresariais – como o emblemático Silvio Santos –, mas também, e principalmente, com pequenos empresários. O nome, o rosto e a personalidade do empreendedor acabam se<span …

Começo logo afirmando que escolher uma só já é um erro. E afirmo isso porque, no cenário atual, em que a informação circula rapidamente e o consumidor está cada vez mais exigente, a comunicação organizacional tornou-se um fator crucial para o sucesso das empresas. Destacar-se no mercado e construir uma<span …

Hoje em dia, estar presente nas redes sociais é praticamente um requisito para quem deseja construir uma imagem pessoal ou profissional forte. Especialmente no Instagram, onde muitas empreendedoras de Atibaia e região fazem a divulgação de seus negócios, sejam eles na área da estética, artesanato, consultorias ou até mesmo terapias<span …

Nos últimos tempos, a presença nas redes sociais e em plataformas digitais como podcasts, Instagram e outras mídias tem sido vista como indispensável para a construção de uma reputação, tanto para empresas quanto para profissionais que desejam se destacar. No entanto, a exposição desmedida e sem planejamento adequado pode ser<span …

De um tempo para cá tenho observado um grande movimento das empresas em direcionar suas estratégias de comunicação e marketing para diferentes gerações: Baby Boomers, Geração X, Millennials, Geração Z, e agora já se fala até na Geração Alpha. As orientações costumam ser claras: “entenda o comportamento de cada geração,<span …

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