O brasileiro possui a fama de ser empreendedor, criativo e batalhador. Está sempre buscando uma forma de ganhar o seu próprio dinheiro, seja vendendo algo ou produzindo. até chegar o momento de montar o seu negócio.  Se você é um empreendedor ou sonha em ser um, já deve ter pensado no quanto é importante ter criatividade para desenvolver a sua ideia e tira-la do papel. O que você não sabe é que existem instrumentos que podem te apoiar a colocar o seu projeto em prática. Nesse artigo vou te apresentar uma ferramenta que é muito utilizada em um plano de negócios, que é o Benchmarking.

O benchmarking, que para facilitar, podemos chama-lo de bench, vem do inglês benchmark, e traduzimos como ponto de referência ou análise comparativa. É uma estratégia com o objetivo de analisar os seus concorrentes e fazer um comparativo com a sua empresa. Buscamos identificar as melhores práticas de mercado das empresas do mesmo setor que o seu e, com isso, você consegue adaptar e inserir na sua realidade. Como resultado, o empresário que utiliza, consegue aperfeiçoar processos, atendimento, divulgação, seus produtos e serviços, gerando mais lucro e produtividade.

Abaixo, criei uma tabela para facilitar o entendimento do uso da ferramenta.

O objetivo é analisar cada item da empresa dos seus concorrentes, de forma detalhada, e não é somente fazer uma comparação se existe determinado produto ou diferencial, por exemplo. Então, em cada quadro, você irá inserir todas as informações do concorrente, sobre determinado item. Eu inseri em um dos itens, site. Você não deve identificar somente qual empresa possui um site, mas todos os detalhes do site, qual a informação mais importante em cada um deles, se falta algum dado, e o que você poderá inserir na sua empresa para melhorar ainda mais o seu site, ou caso você ainda não possua, qual informação não poderá faltar.

E qual concorrente iremos analisar? Sempre o melhor do mercado. Esse é o objetivo principal da ferramenta. As vezes fazemos essa comparação com o concorrente de perto, que tira a nossa venda, essa não é a melhor opção, mas sim, buscar conhecer a melhor empresa do país ou até mesmo do mundo, no seu segmento. Analisando a empresa referência no mercado, ou seja, aquela que se destaca pela inovação, tecnologia, principais ideias e soluções, você sempre irá se nivelar por cima, vai se inspirar nos melhores.

Eu entendi sobre o bench, mas o que isso tem a ver com criatividade?

Não é preciso inventar a roda, ela já foi inventada. Aprimore a sua empresa e ideia com os melhores. Eles possuem uma equipe super estruturada para desenvolver os seus produtos e serviços, agência para cuidar das redes sociais, investem em treinamento frequente, portanto, se inspire neles para melhorar a sua ideia. Liste os itens que você quer analisar e com frequência conheça as empresas referência no mercado. Crie um calendário para que esta prática seja implementada em tudo que irá desenvolver. Uma última dica. Não copie a ideia de ninguém, use o que você vê na sua pesquisa para desenvolver boas ideias e estimular a sua criatividade, sempre dando o seu toque e deixando cada inovação com a “sua cara”.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *