A geração imediatista é acostumada à satisfação instantânea, instável e movida a desafios.
Sim, estamos falando da geração Y, uma geração que nasceu rodeada por facilidades que outras gerações não tiveram e é a primeira realmente globalizada por ter crescido junto com o avanço tecnológico.
Se você pretende ou já possui uma equipe com esse perfil, precisa oferecer desafios crescentes, permitir mobilidade e construir um ambiente fluido, que promova trocas de experiências e de impressões.

Diferentemente das gerações anteriores que se encantavam e priorizavam o dinheiro e o reconhecimento profissional, a prioridade para a geração Y é a saúde e a qualidade de vida.
Para que a sua liderança tenha sucesso com essa geração você precisa:
• Deixe claro qual o plano de carreira que a empresa tem para ele
• Utilize os meios eletrônicos para estimular esse colaborar a encontrar soluções para o dia a dia de forma colaborativa
• Apresente desafios e novas responsabilidades periodicamente
• O feedback é muito importante para essa geração, lembre-se que estão acostumados a serem gratificados mesmo não tendo méritos, por isso um bom diálogo é extremamente importante
• Crie um ambiente onde as suas habilidades tecnológicas e artísticas possam ser evidenciadas
• Caso for fazer programas de benefícios ou premiações, lembre-se que essa geração é atraída por flexibilidade, qualidade de vida e autonomia
Em conjunto com o que citei acima o verdadeiro líder tem o poder de influenciar quem está ao seu redor para que todos, voluntariamente, estejam dispostos a lutar pelos objetivos da empresa.

E para que isso aconteça você precisa ser um espelho, sua equipe precisa confiar em você, te respeitar e o melhor caminho para isso é tendo empatia, sabendo ouvir e observando todas as movimentações dos seus colaboradores.

Analisar, agir e aprender com velocidade é a nova chave para garantir a transformação constante dentro das empresas, tanto líder quanto liderados vão precisar virar essa chave.
Líderes integradores, capazes de entender e engajar todos os perfis de colaboradores, são agora vitais para o andamento acelerado dos negócios.
A metodologia de liderança situacional, na qual o líder deve se comportar de acordo com o perfil e maturidade das suas equipes, alternando entre um comportamento mais diretivo ou comportamento de apoio, continua mais atual do que nunca.
Hoje os desafios não é mais problema apenas do líder e sim de todos da equipe, tudo é compartilhado e definido em grupo.
O desafio de construir uma cultura de liderança transformadora parte dos líderes, mas tem uma dependência direta da aceleração do amadurecimento de todos os membros da equipe.

Atualmente você tem colaboradores da geração Y na sua equipe?

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *