Olá pessoal!
Hoje vou falar um pouco da entidade internacional que tenho orgulho de representar, o Convention & Visitors Bureau.
Apesar da entidade existir há 20 anos aqui em nossa cidade, muitas são as dúvidas e desconhecimentos por parte de empresários, políticos e população em geral. Por este motivo serei bem objetiva e direta.
Afinal o que é Conventions & Visitors Bureaux (CVBs) ?
Os CVBs são entidades que promovem destinos turísticos com foco em atrair eventos, congressos, feiras, convenções, além de visitantes de lazer. Eles atuam como facilitadores entre os organizadores de eventos e a cadeia turística local.
O primeiro Convention Bureau foi criado em 1896, em Detroit, nos Estados Unidos, com o intuito de promover a cidade como sede de convenções e encontros empresariais.
Desde então, a ideia se espalhou pelo mundo, sendo consolidada por meio de redes internacionais como a ICCA (International Congress and Convention Association).
Seus principais objetivos são:
Atrair eventos e turistas (de negócios e lazer) para o destino.
Aumentar a ocupação da rede hoteleira e o consumo nos serviços locais.
Apoiar e qualificar a cadeia turística local (hotéis, restaurantes, transportes, agências, etc.).
Gerar desenvolvimento econômico e fortalecer a imagem do destino, através do Marketing de Destino.
Promover e fortalecer a imagem da cidade ou região em mercados nacionais e internacionais.
Aqui no Brasil somos aproximadamente 120, no mundo não temos um número certo, mas segundo o último levantamento em torno de 450.
No mundo temos grandes e poderosos Conventions, com estruturas gigantes. Segue alguns exemplos:
Las Vegas Convention and Visitors Authority (EUA) – um dos maiores e mais influentes do mundo.
Dubai Tourism & Commerce Marketing (Emirados Árabes) – referência em promoção internacional.
Paris Convention Bureau (França) – atuante tanto em lazer quanto em eventos corporativos.
Singapore Tourism Board – modelo em planejamento estratégico e captação de eventos internacionais.
Vale ressaltar alguns:
São Paulo Convention & Visitors Bureau – um dos mais estruturados do país.
Rio Convention & Visitors Bureau – com forte atuação no turismo de grandes eventos.
Curitiba, Florianópolis, Salvador, Porto Alegre, Joinvile e Foz do Iguaçu CVBs – reconhecidos nacionalmente.
Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau – referência em turismo corporativo e regionalização.
A grande pergunta que ouço é: a final o que os Conventions fazem?
Captação de eventos nacionais e internacionais.
Apoio logístico a organizadores de eventos.
Participação em feiras nacionais, internacionais e rodadas de negócios.
Produção e distribuição de materiais promocionais.
Treinamentos, workshops e capacitações para o trade.
Campanhas de marketing e relacionamento com o público-alvo.
Pesquisa de demanda e comportamento do turista;
Apoio ao poder público em projetos e ações de fortalecimento ao setor.
Como em todo negócio as parcerias são de extrema importância para o desenvolvimento da cadeia turística. O setor de turismo abrange mais de 52 setores, imagina essa grande rede articulad? É assim que funciona e os nossos principais parceiros são:
Redes hoteleiras e meios de hospedagem;
Restaurantes, bares e espaços para eventos;
Agencias de Turismo Receptivo,
Associações comerciais e entidades de classe;
Universidades e instituições de ensino;
Empresas de transporte (aéreo, terrestre, etc);
Órgãos nacionais e internacionais (como EMBRATUR, ABRACCEF, ICCA e tantas outras)
SEBRAE, SENAC, SEST SENAT, SENAR;
Entre outros.
Quem são os associados dos CVBs?
Hotéis, pousadas e resorts;
Espaços para eventos e centros de convenções;
Agências de turismo e receptivo;
Restaurantes, bares e buffets;
Empresas de transporte e logística;
Prestadores de serviços para eventos (audiovisual, segurança, decoração, etc.);
Atrativos turísticos;
Fábricas e comércio em geral;
Instituições de ensino, consultorias, mídia especializada.
Acredito que para fazer parte do grupo de associado o importante é acreditar que o Turismo é um fator de desenvolvimento socioeconômico sustentável, que traz qualidade de vida e emprego para a população local, valoriza a cultura, história, e resgata o sentimento de pertencimento.
Portanto o indivíduo, e o empresário que entende isso como base pode e deve fazer parte da entidade.
O sentimento de coletividade e melhoria continua é o que faz que essa associação seja reconhecida e respeitada no mundo todo.
Durante todos estes anos o Visite Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau, atuou ativamente para o fomento do turismo da cidade e região, muitos foram os desafios, mas as conquistas foram gigantes.
Vamos em frente realizar mais e mais!!

Pós-graduada em Habilidades Gerenciais, com formação em Marketing e pós-graduada em ESG (Environmental, Social and Governance) e Habilidades Gerenciais, possui vasta experiência na área de Turismo. Atualmente é gestora Executiva e Relacionamento do Atibaia e Região Convention e Visitors Bureau. Empresária e consultora, participante do Conselho de Turismo, Conselho Estatual do Monumento Natural da Pedra Grande e Conselho do Parque Grota Funda. Defensora do cooperativismo e associativismo, sempre conectada aos principais temas relacionados ao Turismo, onde atua há 23 anos.