Olá pessoal!

Hoje vou falar um pouco da entidade internacional que tenho orgulho de representar, o Convention & Visitors Bureau.

Apesar da entidade existir há 20 anos aqui em nossa cidade, muitas são as dúvidas e desconhecimentos por parte de empresários, políticos e população em geral.  Por este motivo serei bem objetiva e direta.

Afinal o que é Conventions & Visitors Bureaux (CVBs) ?

Os CVBs são entidades que promovem destinos turísticos com foco em atrair eventos, congressos, feiras, convenções, além de visitantes de lazer. Eles atuam como facilitadores entre os organizadores de eventos e a cadeia turística local.

O primeiro Convention Bureau foi criado em 1896, em Detroit, nos Estados Unidos, com o intuito de promover a cidade como sede de convenções e encontros empresariais.

Desde então, a ideia se espalhou pelo mundo, sendo consolidada por meio de redes internacionais como a ICCA (International Congress and Convention Association).

Seus principais objetivos são:

Atrair eventos e turistas (de negócios e lazer) para o destino.

Aumentar a ocupação da rede hoteleira e o consumo nos serviços locais.

Apoiar e qualificar a cadeia turística local (hotéis, restaurantes, transportes, agências, etc.).

Gerar desenvolvimento econômico e fortalecer a imagem do destino, através do Marketing de Destino.

Promover e fortalecer a imagem da cidade ou região em mercados nacionais e internacionais.

Aqui no Brasil somos aproximadamente 120, no mundo não temos um número certo, mas segundo o último levantamento em torno de 450.

No mundo temos grandes e poderosos Conventions, com estruturas gigantes. Segue alguns exemplos:

Las Vegas Convention and Visitors Authority (EUA) – um dos maiores e mais influentes do mundo.

Dubai Tourism & Commerce Marketing (Emirados Árabes) – referência em promoção internacional.

Paris Convention Bureau (França) – atuante tanto em lazer quanto em eventos corporativos.

Singapore Tourism Board – modelo em planejamento estratégico e captação de eventos internacionais.

Vale ressaltar alguns:

São Paulo Convention & Visitors Bureau – um dos mais estruturados do país.

Rio Convention & Visitors Bureau – com forte atuação no turismo de grandes eventos.

Curitiba, Florianópolis, Salvador, Porto Alegre, Joinvile e Foz do Iguaçu CVBs – reconhecidos nacionalmente.

Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau – referência em turismo corporativo e regionalização.

A grande pergunta que ouço é: a final o que os Conventions fazem?

Captação de eventos nacionais e internacionais.

Apoio logístico a organizadores de eventos.

Participação em feiras nacionais, internacionais e rodadas de negócios.

Produção e distribuição de materiais promocionais.

Treinamentos, workshops e capacitações para o trade.

Campanhas de marketing e relacionamento com o público-alvo.

Pesquisa de demanda e comportamento do turista;

Apoio ao poder público em projetos e ações de fortalecimento ao setor.

Como em todo negócio as parcerias são de extrema importância para o desenvolvimento da cadeia turística. O setor de turismo abrange mais de 52 setores, imagina essa grande rede articulad?  É assim que funciona e os nossos principais parceiros são:

Redes hoteleiras e meios de hospedagem;

Restaurantes, bares e espaços para eventos;

Agencias de Turismo Receptivo,

Associações comerciais e entidades de classe;

Universidades e instituições de ensino;

Empresas de transporte (aéreo, terrestre, etc);

Órgãos nacionais e internacionais (como EMBRATUR, ABRACCEF, ICCA e tantas outras)

SEBRAE, SENAC, SEST SENAT, SENAR;

Entre outros.


Quem são os associados dos CVBs?

Hotéis, pousadas e resorts;

Espaços para eventos e centros de convenções;

Agências de turismo e receptivo;

Restaurantes, bares e buffets;

Empresas de transporte e logística;

Prestadores de serviços para eventos (audiovisual, segurança, decoração, etc.);

Atrativos turísticos;

Fábricas e comércio em geral;

Instituições de ensino, consultorias, mídia especializada.

Acredito que para fazer parte do grupo de associado o importante é acreditar que o Turismo é um fator de desenvolvimento socioeconômico sustentável, que traz qualidade de vida e emprego para a população local, valoriza a cultura, história, e resgata o sentimento de pertencimento.

Portanto o indivíduo, e o empresário que entende isso como base pode e deve fazer parte da entidade.

O sentimento de coletividade e melhoria continua é o que faz que essa associação seja reconhecida e respeitada no mundo todo.

Durante todos estes anos o Visite Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau, atuou ativamente para o fomento do turismo da cidade e região, muitos foram os desafios, mas as conquistas foram gigantes.

Vamos em frente realizar mais e mais!!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *