Olá, pessoa. Tudo bem?
Estamos em agosto de 2022. Sete meses já se passaram e muitas coisas importantes ainda estão por acontecer. Este segundo semestre será muito agitado. Muitas datas comemorativas, eleições e feriados, mesmo que não prolongados, estão por vir.
Para o varejo, datas como o dia dos pais, das crianças, black friday e Natal já estão programadas. A expectativa de vendas para esse período é que seja superior em relação a 2019. Os principais varejistas apontam para o e-commerce sendo um dos principais canais de vendas para este ano.
Entretanto, um evento especial, que ocorre a cada quatro anos, acontecerá entre a black friday e o Natal: a Copa do Mundo.
A sua marca durante a Copa da Mundo
O Brasil é considerado o país do Futebol. Porém, a paixão pelo esporte e pela seleção brasileira vem diminuindo, principalmente entre a geração Z. Segundo uma pesquisa realizada pelo KantarIbope, 68% dos brasileiros, com acesso a internet, são fãs do esporte.
Porém, os apaixonados por futebol, apresentam um hábito de consumo maior que a população em geral. 54% desse grupo usa a internet para realizar um planejamento de compras pela internet.
Outro dado importante é que, entre os apaixonados por futebol, mais de 40% são mulheres. E elas acompanham os principais campeonatos mundiais masculinos, sendo que 34% também seguem os torneios femininos.
A Copa do Mundo é um evento que sempre ocorre entre junho e julho. Mas, neste ano, será entre novembro e dezembro. E isso pode interferir nas vendas de Natal, uma vez que o período que antecede a Copa do Mundo é especial para a venda de artigos esportivos e eletrônicos. Entretanto, esse é um período que você pode aproveitar para estimular o interesse das pessoas por sua marca ou empresa.
Seja uma marca patrocinadora
O patrocínio é uma forma efetiva de ativar a sua marca e aliá-la aos apaixonados por esportes, mais precisamente, o futebol. E aqui, vale ressaltar que essa é uma possibilidade para todas as empresas. A sua empresa pode patrocinar eventos esportivos menores, tais como campeonatos locais ou estaduais.
Além de eventos esportivos, você pode associar a sua marca a eventos culturais, também. Shows, exposições, entre outras diversas possibilidades. Vale ressaltar que tudo dependerá do perfil do seu cliente, para encontrar a melhor alternativa para a sua marca.
Vantagens de uma marca patrocinadora
Mesmo não sendo patrocinadora da Copa do Mundo, ao levar a sua marca para um público específico e direcionado, aumentam as suas possibilidades em aumentar o reconhecimento e posicionamento da sua empresa no mercado. Em algumas modalidades de patrocínio, você ainda pode trabalhar a exposição dos produtos, aumentando a experiência do consumidor, dessa maneira engajando com o público além das redes sociais.
Bem, os patrocínios são ótimas oportunidades. Aproveite para jogar bonito durante a Copa do Mundo e dê mais sabor para a sua marca. Até o próximo texto.
Um apaixonado por contar histórias e dar tempero para as marcas das empresas que atende. Graduado em Publicidade e Propaganda pela FAAT, com pós-graduação em Marketing e Comunicação e especialização em Criação Publicitária e Planejamento de Campanha, ambas pela Universidade Anhembi Morumbi. São mais de 15 anos de experiência em comunicação.
Sócio da agência de Publicidade Mokeka e CEO do grupo Creati.