Inteligência Artificial Generativa caminha lado a lado dessa novidade e pode se tornar mais acessível

Neste mês, o WhatsApp anunciou o lançamento global do recurso Canais, que permite que pessoas e empresas enviem mensagens para um número ilimitado de usuários em um “grupo”, algo semelhante ao que o Telegram já oferece. Com a novidade, o WhatsApp se tornou também um canal de transmissão de informações em massa. A empresa afirma que o acesso à funcionalidade estará disponível para todos os usuários “nas próximas semanas”. Por enquanto, as pessoas interessadas em seguir um canal podem clicar no link oficial do “grupo” e se inscrever para receber uma notificação assim que a funcionalidade estiver disponível.

Desta forma, o comércio conversacional ganha cada vez mais força ao ser usado por empresas que buscam tornar a forma de comunicação cada vez mais humanizada, o que inclui, ainda, o uso de inteligência artificial dentro do WhatsApp. E, embora muitas redes sociais tentam desbancar o mensageiro, segundo o instituto “We Are Social“, ele continua a ser o mais utilizado no território brasileiro. Segundo a sua análise, 93,4% das pessoas em nosso país possuem uma conta de WhatsApp.

Segundo Beerud Sheth, CEO da plataforma de comércio conversacional Gupshup, o momento é oportuno para que as empresas invistam em tecnologias que possam melhorar a sua performance conversacional, em todos os aspectos. Como o executivo disse recentemente no evento Super Bots Experience, a Inteligência Artificial Generativa deve ser mais acessível a todos. “O atual modelo de assinatura não funciona para startups em regiões como a América Latina, onde temos muitas grandes empresas que buscam a IA para aumentar a produtividade como uma forma de atrair investidores. Ou seja, os custos devem estar de acordo com a realidade dessas companhias“, afirma ele, acrescentando que a América Latina é responsável por cerca de 10% de todo o tráfego para o mais famoso LLM baseado em IA, o Chat GPT.

Um dos recentes cases de sucesso da Gupshup é a rede de franquias e implantes Oral Sin, cliente da empresa há apenas três meses e, mesmo com o pouco tempo, tem conquistado excelentes resultados ao integrar Inteligência Artificial Generativa e comércio conversacional pelo WhatsApp. O atendimento da marca via WhatsApp foi desenvolvido em parceria com a Meta e vem beneficiando mais de 30 mil pacientes que são atendidos mensalmente nos consultórios da rede. Além disso, com o novo dispositivo de comunicação com o público, a expectativa é dobrar o número de pacientes até o final do ano.

A rede está sempre atenta às novas tecnologias e em busca de adequações que tragam melhorias para nossos clientes e franqueados e a implantação da nova ferramenta foi tão assertiva que não apenas simplificou a gestão das clínicas, mas também aprimorou a experiência do paciente que agora conta com atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana através das redes sociais“, explicou Luiz Teixeira, CEO da Oral Sin, ao portal Mapa das Franquias.

O case, apresentado durante o WhatsApp Business Summit 2023, evento da Meta, reforça a importância do WhatsApp como ferramenta de comunicação, especialmente no Brasil, país líder na monetização dos negócios através de mensagens. “Criamos uma jornada simplificada de agendamento. Em menos de dois meses de uso, sentimos um aumento de 180% no número de contatos nas unidades da rede. Ao automatizar o atendimento, um agendamento que poderia levar mais de 40 minutos com o atendente humano, caiu para 5 minutos e 4 segundos“, completa o executivo, acrescentando que a rede é a única franquia de serviços a disponibilizar essa tecnologia.

E mais: a marca oferece aos seus franqueados e pacientes uma ferramenta revolucionária que aprimora a experiência do paciente durante a troca de mensagens, na qual é possível esclarecer dúvidas. “Questões como, por exemplo: qual o motivo para fazer um implante dentário ou quais são os cuidados depois da cirurgia, além de facilitar o agendamento de consultas“, finaliza o executivo.

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