Tax Strategy automatiza cálculos de impostos e traz inteligência artificial para a gestão contábil
O ranking Doing Business do Banco Mundial coloca o Brasil na 124ª posição em termos de facilidade de fazer negócios, dentre 190 nações. Já é uma colocação bastante complicada, mas fica ainda pior quando se olha especificamente para a relação de pagamento de impostos e taxas: o país cai para o número 184 nesse quesito, quase no final da lista.
Não é à toa que a Reforma Tributária é tão importante e envolve tantos debates. Contudo, enquanto as mudanças não se concretizam — uma vez que haverá anos de transição entre os sistemas —, as empresas enfrentam o caos que toma tempo e dinheiro todo mês. Isto é, caso elas não usem ferramentas automatizadas, desenvolvidas exatamente para ajudá-las a lidar com o desafio da contabilidade no Brasil.
É o que propõe a Tax Strategy, startup paulista de soluções tributárias com base em tecnologia. Fundada por seis sócios de diferentes áreas como economia, administração, contabilidade e tecnologia, a empresa oferece uma plataforma digital que agiliza diversas rotinas fiscais.
“A economia de tempo que nossos clientes alcançam gera ganhos financeiros por conta da redução de custos, como também reduz o risco de erros humanos que poderiam se transformar em multas. Além disso, a agilidade permite que os profissionais deste departamento possam atuar de forma mais estratégica no planejamento dos negócios”, conta Hélder Santos, CEO da startup.
Só é preciso informar os dados contábeis e os cálculos são automatizados pela ferramenta. No ano passado, cerca de R$ 1,8 bilhão em impostos foram aferidos pela plataforma, entre clientes como Porsche, Acer e Souza Cruz.
Agora, a Tax Strategy planeja trabalhar mais ativamente com inteligência artificial (IA), a partir de um investimento de R$ 500 mil realizado pelo Sebrae e pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). A ideia é desenvolver projetos que atuem diretamente no auxílio à gestão contábil, ao dar, por exemplo, sugestões de ações e estratégias que possam ser benéficas para o negócio.
“Nossa meta é evoluir junto com os clientes e com o próprio sistema tributário brasileiro. Conforme a reforma ganha corpo, também seguiremos atualizando nossa plataforma para ajudar as empresas durante a transição e depois dela. A IA será uma aliada fundamental daqui para frente e estamos animados em compartilhar soluções cada vez mais aprimoradas com o mercado”, conclui Hélder.