Segundo PhD em marketing da FGV, interesse de casais mais jovens por atração online da plataforma Roblox revela um novo comportamento romântico que deve ser melhor explorado pelas marcas brasileiras

A procura pelo termo “Dia dos Namorados”, no Google, atingiu a marca de 450 mil buscas nos últimos 30 dias. Apesar da plataforma sugerir uma demanda incansável por presentes e locais românticos para comemorar a data, como já era esperado, Lilian Carvalho, PhD em Marketing e coordenadora do Centro de Estudos em Marketing Digital da FGV/EAESP, observa uma mudança peculiar de comportamento entre os casais mais modernos, especialmente em redes como o TikTok e o YouTube: muitos estão planejando passar este dia emblemático no universo dos jogos online.

De acordo com a análise feita pela especialista, um dos protagonistas desta nova tendência é o “Dia dos Namorados Blox Fruits“, um evento especial no jogo Blox Fruits, da plataforma Roblox, que parece ser o destino dos sonhos para muitos casais da Geração Z neste 12 de junho. “Para quem pensava que jogos online eram território exclusivo de crianças e adolescentes, aqui vai uma surpresa: segundo o portal Ginx.tv, o público de Blox Fruits varia entre 10 e 25 anos, mostrando que muitos jovens adultos estão mais do que prontos para trocar uma noite fora por uma aventura virtual ao lado de seu par. Aparentemente a Geração Z decidiu redefinir o romance, trocando lençóis de cetim por teclados e mouses”, diz. 

A professora chama a atenção para a evolução das formas de expressar amor e conexão ao longo do tempo. Ela cita outro exemplo: o jogo It Takes Two, atração desenhada especificamente para ser jogado em dupla, que tem se mostrado um hit entre os casais desde a pandemia, promovendo a cooperação e a comunicação de um jeito que, talvez, um jantar à luz de velas não consiga.

O que antes poderia ser uma noite inesquecível em um motel com direito a champanhe e morangos, hoje pode ser uma sessão de jogo intensa, onde o casal enfrenta desafios juntos, supera obstáculos e, de quebra, fortalece seu relacionamento, afinal, o que realmente importa é estar com quem se ama, seja no mundo real ou virtual”, afirma Lilian Carvalho. 

Oportunidades de mercado

Apesar desse cenário indicar para uma tendência ainda mais forte nos próximos anos, nem todos os interessados no apelo comercial da data parecem familiarizados com as “novas formas de romance”. Um indicativo, citado pela coordenadora da FGV-EAESP, é a pesquisa feita pela gamer e formanda de Administração na mesma instituição, Gabriela Felix, cujo Trabalho Final de Curso envolve um levantamento sobre publicidade no jogo Grand Theft Auto, o famoso GTA, sugerindo que jogar como casal se tornou uma atividade comum e até desejada entre os namorados da Geração Z.

Não há uma só ação nesse nicho na mídia de massa em 2024. Pelo visto as marcas brasileiras ainda não captaram essa mudança de comportamento, deixando de lado um nicho que só cresce”, alerta.

Lilian Carvalho considera possível, inclusive, que daqui a alguns anos a ideia de passar o Dia dos Namorados em um motel possa parecer tão antiquada, para muitos, quanto mandar cartas escritas à mão. “É o amor no tempo do joystick”, conclui. 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *