Com 50 milhões de brasileiros que desejam abrir um negócio nos próximos 3 anos e o crescimento do franchising em 18,7%, no 3º trimestre de 2022, franquias são uma opção para quem deseja empreender em 2023
O relatório sobre empreendedorismo da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado no Brasil, em parceria com o Sebrae, revelou que 50 milhões de brasileiros desejam abrir um negócio nos próximos 3 anos. Dessa forma, uma boa opção para iniciar 2023 com um negócio próprio, investindo de maneira segura, é apostar nas franquias. Isso porque, dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostram que o setor cresceu 18,7% na receita no 3º trimestre de 2022. Entre os destaques de crescimento estão os setores de alimentação, com um crescimento de 39,4% (comércio, distribuição e FS) e educação, com um aumento de 22,9%. A educadora financeira Aline Soaper, explica que o sucesso no formato das franquias pode estar ligado ao fato de que, para os novos empreendedores, as franquias já são testadas e validadas e representam um risco menor ao investidor. Além disso, selecionamos algumas franquias nesses segmentos que valem a pena investir em 2023, com investimento a partir de R$ 30 mil: YES! Idiomas, FOLLOW ME Idiomas, American Cookies, Açaí Puríssimo e Suburbanos Pizza.
Segundo a educadora financeira Aline Soaper, além da vantagem de um modelo de negócios já testado e validado, as franquias oferecem outros atrativos como: manuais de funcionamento operacional, comercial e financeiro. “Isso aumenta as chances de sucesso para os novos empreendedores. O que o franqueado deve ter em mente é, que mesmo que a franquia seja um modelo financeiramente sustentável, o empreendedor deve estar preparado para atravessar principalmente os primeiros meses da implementação das franquias. Então a regra para quem pensa em investir em franquias é ter um bom planejamento financeiro, que vislumbre além do investimento inicial, o capital de giro e as reservas para se manter no primeiro ano de operação”, ensina Soaper.
Confira abaixo algumas franquias nesses nos segmentos de educação e alimentação, que valem a pena investir em 2023:
YES! Idiomas: micro franquia educacional e modelos para pequenos municípios
A YES! Idiomas oferece o modelo de microfranquia educacional, com investimento inicial a partir de R$ 30 mil. Esse modelo tem uma configuração store in store, para operar dentro de instituições de ensino, com um espaço de apenas 50m², quatro colaboradores e projeção de 300 alunos, a expectativa de faturamento de R$ 45 mil/mês, com lucro líquido de 30%. Seja pela especulação imobiliária ou por conta das capitais infladas, os brasileiros buscaram durante a pandemia – e continuam buscando – oportunidades em cidades menores. De olho nisso, A YES! Idiomas também disponibiliza modelos de franquias de acordo com o número de habitantes das cidades (soft, light e premium). Com investimento inicial de R$ 85 mil, a franquia Soft é ideal para municípios com até 100 mil habitantes. Já para lugares de médio porte, de 50 a 150 mil habitantes, a franqueadora oferece o modelo Light, que requer o investimento inicial de R$ 145 mil. Para cidades com mais de 400 mil habitantes e grandes capitais, a rede aposta no modelo Premium, que requer o investimento até de R$ 300 mil reais.
FOLLOW ME Idiomas: alta rentabilidade e baixo custo
Os modelos low cost também estão no rol de opções de franquias que atraem o interesse dos investidores, pela alta rentabilidade e baixo custo. Pensando nisso, o Grupo BDC (detentor da YES! Idiomas, Ilha Garden e outras marcas), lançou a FOLLOW ME Idiomas. “A nova marca é um modelo de microfranquia com investimento inicial de até 58 mil e projeção de receita mensal de R$ 40 mil. O modelo de negócio já vem sendo testado desde 2018, com planos de expansão para todo o Brasil. Para o franqueado é uma oportunidade de investir pouco na abertura do seu próprio negócio, mas ao mesmo tempo manter o alto padrão de qualidade e a rentabilidade em curto prazo”, revela Clodoaldo Nascimento, fundador do Grupo BDC e da FOLLOW ME, e também CEO e presidente da YES! Idiomas.
American Cookies: formatos para todos os tipos de investimento
A American Cookies, marca dos tradicionais cookies americanos, com mais de 40 lojas espalhadas por oito estados brasileiros (DF, MG, GO, SP, RJ, PA, BA e SC). A American Cookies aposta em um cardápio com mais de 20 variações de cookies, com opções tradicionais e outras recheadas. Um dos diferenciais da rede perante os outros players é a qualidade dos insumos utilizados na receita exclusiva da marca. Um exemplo disso é a substituição da margarina por manteiga de leite e a ausência de gordura vegetal — o que garante uma massa mais amanteigada, fofinha por dentro e crocante por fora. Outra grande aposta da marca é a generosidade nas porções, com cookies maiores que os disponíveis atualmente no mercado (100g a unidade) e proporções de 30% de recheio para 70% de massa.
Recentemente, a marca lançou o modelo contêiner, com investimento inicial a partir de R$ 149 mil. O formato foi desenvolvido para oferecer versatilidade e potencializar a interiorização da marca. O modelo compacto foi pensado para atender, principalmente, cidades menores, a partir de 50 mil habitantes, e em municípios sem a presença de grandes players de shoppings centers. Além disso a marca tem mais duas opções de franquias: quiosque, com investimento a partir de R$ 166 mil, e loja, com investimento a partir de R$ 297 mil.
“Além de ser o modelo mais barato entre as nossas três opções de franquias, que são contêiner, quiosque e loja, o novo formato — contêiner, tem uma montagem mais rápida e prática, uma vez que chega pronto para ser instalado no local, e ainda oferece flexibilidade geográfica”, explica a sócia fundadora da rede American Cookies, Francielle Faria.
Açaí Puríssimo: marca brasiliense quer expandir pelo Brasil
A rede Açaí Puríssimo, especializada no preparo de cremes, shakes e congelados com a polpa do fruto amazônico, já conta com 10 unidades espalhadas pelo Distrito Federal, e também aposta no formato de contêiner para expandir sua rede no Distrito Federal e no Brasil. Com investimento inicial de R$ 150 mil, o modelo contêiner oferece versatilidade para o investidor adequar o seu negócio ao espaço fornecido.
Os frutos utilizados pela rede Açaí Puríssimo são colhidos na Fazenda Açaí Amazonas, no Pará. Os produtos utilizados nas receitas da marca são puros e saudáveis, adoçados apenas com stévia e aroma natural de guaraná. Além disso, não há adição de água, conservantes, corantes, emulsificantes artificiais ou gorduras trans na sua composição. Hoje, a marca oferece sete opções de receitas próprias da linha gourmet, além de combinações com frutas e chocolates, shakes à base de açaí, uma linha fitness (com Whey Protein), polpas congeladas e barras de açaí in natura.
“Esse é o primeiro formato contêiner da nossa rede e estamos otimistas de que será um dos modelos mais procurados. Estamos apostando todas as fichas nesse novo modelo, já que é um investimento mais previsível, uma vez que se trata de uma caixa produzida em aço, alumínio ou fibra que oferece uma estrutura pronta, sustentável e de fácil instalação. Nossa expectativa é fechar o ano de 2022 com 24 lojas inauguradas na capital e iniciar nossa expansão em outras regiões do Brasil”, comenta Cayo Costa, sócio fundador da marca.
Suburbanos Pizza: marca carioca chega a São Paulo
A marca com 22 lojas espalhadas pelo eixo Rio x São Paulo, é especializada em lojas híbridas e pizzas no estilo nova-iorquino. Hoje, a rede Suburbanos conta com 18 pizzarias híbridas (balcão, take way e delivery) espalhadas pelo Rio de Janeiro. No mês de fevereiro, a rede carioca desembarcou na grande São Paulo, com a inauguração de quatro lojas: Brooklin Novo, Vila Mariana, Tatuapé e Perdizes. Com a expansão pelo sistema de franchising, onde atualmente já contam com 21 lojas franqueadas, os empreendedores Rodrigo Molina e Renato Mendes — criadores da marca almejam acelerar o crescimento da rede, com foco no sudeste. O investimento inicial de uma unidade da Suburbanos Pizza é de R$ 250 mil. Além disso, recentemente o grupo Suburbanos lançou sua primeira marca de burger, a Santowich, com investimento inicial a partir de R$ 330 mil, com intuito de iniciar no sistema de franchising em breve. A marca já conta com uma unidade-conceito híbrida, com delivery e atendimento presencial, na Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Raio x das franquias YES! idiomas:
Investimento Inicial:
Modelo Educacional: R$ 30 mil (estimativa de investimento)
Soft: a partir de R$ 85 mil,
Light: a partir de R$ 145 mil e
Premium: a partir de R$ 285 mil
Taxa de Franquia:
Modelo Educacional: R$ 5 mil
Soft: R$ 12 mil,
Light: R$ 20 mil e
Premium: R$ 30 mil.
Previsão de Retorno: De 18 a 24 meses para todos os formatos.
Projeção de receita mensal:
Modelo Educacional: R$ 40 mil,
Soft: R$ 60 mil,
Light: R$ 80 mil e
Premium: R$ 120 mil
Lucro Previsto: 30% em todos os formatos
Número de funcionários (estimado):
Modelo Educacional: 4 colaboradores,
Soft: 5 colaboradores,
Light: 5 colaboradores e
Premium: 6 colaboradores
Royalties: Não há cobrança
FPP: Não há cobrança
Contato para interessados:
Franqueadora: Av. Olegário Maciel, 566 — Barra da Tijuca, RJ.
Expansão: Carlos Eduardo
(21) 97997-0067/ (21) 2483-1000
Raio X das franquias – Follow Me Idiomas
Investimento Inicial: até R$ 58 mil;
Taxa de Franquia: R$ 10 mil;
Previsão de Retorno: 18 a 24 meses;
Projeção de receita mensal: R$ 40 mil;
Lucro Previsto: 30%
Número de funcionários (estimado): 4 (quatro)
Royalties: não tem;
FPP: não tem;
Contato para interessados:
Franqueadora: Av. Olegário Maciel, 566 — Barra da Tijuca, RJ.
Expansão: Sandro Gallan e Fábio Barbosa
(21) 97997-0032/ (21) 2483-1000
Raio x da franquia American Cookies:
Investimento Inicial: Quiosque: a partir de R$ 169 mil / Loja: a partir de R$ 200 mil
Taxa de Franquia: Quiosque: R$ 46.900 mil e Loja: R$ 59.200 mil
Previsão de Retorno: de 18 a 24 meses para todos os formatos
Projeção de receita mensal: Quiosque: de R$ 50 mil a R$ 100 mil e Loja: de R$ 50 mil a R$ 150 mil.
Lucro Estimado: 15 a 20% em todos os formatos
Número de funcionários: Quiosque: 3 a 4 e Loja: 5 a 6
Royalties: 5% FPP: 2%
Contato para interessados: WhatsApp: (61) 9 9279-0343.
Diretor de Expansão da marca: Andrielle Ramalho.
Raio x da franquia Suburbanos
Investimento Inicial: a partir de R$ 250mil
Taxa de Franquia: R$ 50 mil – já está incluso dentro dos 250 mil do investimento inicial.
Previsão de Retorno: até 18 meses
Projeção de receita mensal: R$ 300 mil
Faturamento médio: R$ 220 mil
Lucro Líquido: 15% do faturamento
Número de funcionários: 6 a 10 funcionários
Royalties: 5,5% / FPP: 1%
Contato para interessados: Amauri: (21) 98761-7484
Pedidos: Ifood, aplicativo próprio, website, central de atendimento e nas lojas físicas).