A gente fala de geração como se estivesse falando de uma caixinha organizada: Geração X aqui, Millennials ali, Gen Z acolá. Como se fosse tudo simples, linear, padronizado. Como se cada grupo tivesse crescido no mesmo tapete, com as mesmas oportunidades, as mesmas escolas, o mesmo Wi-Fi, o mesmo país.<span …
Palestrante, comunicador e entusiasta das gerações. Estuda recursos humanos e empreende nas áreas de Comunicação e Marketing. Criou a primeira agência de marketing do Brasil focada em comunicação geracional (Pós Z Company), sediada em Bragança Paulista, onde atualmente só contrata colaboradores da Geração Z e Geração Alpha. Dedica-se a construir um ecossistema de comunicação geracional para preparar jovens para o mercado de trabalho futuro e conscientizar as empresas para receberem esses jovens com sua nova agenda e visão de mundo.
Desde que o mundo é mundo, as gerações se estranham.A diferença é que, hoje, a treta (discussão) virou trend. Nos anos 70, Elis Regina cantava “Como Nossos Pais” e denunciava uma geração que envelhecia cedo demais, presa a velhas verdades.Nos 80, Renato Russo gritava “Que país é este?”, e deixava<span …
No ano 2000, o mundo inteiro temia o bug do milênio. A previsão apocalíptica era de que computadores iriam falhar porque não reconheceriam a virada de datas. Mas, na prática, nada de grave aconteceu. O que ninguém percebeu é que o bug não estava nos sistemas operacionais das máquinas, ele<span …
Segundo o relatório global da E-Commerce Update (maio de 2025), a Geração Z representará 58% da força de trabalho mundial até 2030. Isso significa que, em menos de cinco anos, mais da metade do mercado será ocupada por profissionais nascidos entre 1997 e 2012, uma geração moldada por aceleração digital,<span …
Nos últimos meses, venho repetindo uma frase que tem virado quase uma assinatura no que faço: “O que separa as gerações não é o tempo. É a falta de tradução.” E a cada palestra, cada conversa com empresários, RHs e colaboradores, essa verdade se revela com mais força. Na minha<span …
Você já parou pra pensar em como a Geração Y (os millennials) vive uma espécie de “síndrome do irmão do meio”? Nem com a autoridade dos mais velhos.Nem com o barulho dos mais novos.No meio. Silenciosamente sobrecarregados. Invisíveis. Eu venho estudando a comunicação entre gerações nos últimos anos. E quanto<span …
Hoje quero abrir um parêntese importante nessa conversa sobre gerações. Fui impactado por uma notícia que dizia que mais de 13 milhões de pessoas acima dos 50 anos estão hoje trabalhando no Brasil. E antes que você pense: “que bom, né?!”, eu te pergunto: será mesmo? Sim, estamos vivendo mais.<span …
Hoje, eu vou ser um pouco mais direto. Talvez até mais provocativo. Porque tem coisa que precisa deixar de ser só pauta de evento e virar pauta de liderança.Se a gente continuar tratando o tema das gerações como um conflito, e não como uma construção coletiva, vamos seguir adoecendo e<span …
Durante muito tempo, trocar de emprego com frequência era visto como um erro de carreira. Algo a se evitar. Mas hoje, principalmente para quem nasceu na Geração Z, isso pode ser um movimento natural e até estratégico. Sim, o fenômeno do job hopping está aí. E ele está fazendo muita<span …
“Existe aquela frase: ‘é preciso uma aldeia para criar uma criança’. Também é preciso uma aldeia para destruí-la.”Essa frase dita por Sebastián Lelio, co-diretor da minissérie Adolescência, resume com sensibilidade o que muitos de nós já pensamos: Ninguém cresce (ou se perde) sozinho.Somos moldados por nossas famílias, nossos círculos de<span …
