Estudo aponta que apenas 2,4% dos nascidos entre 1965 e 1980 não adotam ações sustentáveis no dia a dia; Sul é a região com maior adesão
Um levantamento da Serasa Experian revelou que a Geração X, composta por brasileiros nascidos entre 1965 e 1980, é a que mais adota práticas de consumo consciente no país. Segundo o estudo, esse grupo supera a média nacional em oito das nove ações sustentáveis analisadas, com destaque para hábitos como “consumir menos e escolher produtos de qualidade” e “usar sacolas retornáveis”.
Apesar da liderança em ações sustentáveis, o perfil de consumo “Consciente” ainda é o terceiro mais comum entre os brasileiros, com 17% de adesão, atrás dos perfis “Tradicional” (17,5%) e “Experiencial” (20,1%). Entre os entrevistados da Geração X, 2,4% afirmaram não adotar nenhuma prática sustentável.
Região Sul lidera práticas sustentáveis
No recorte regional, a Região Sul do Brasil se destaca por apresentar os maiores índices de adesão às práticas conscientes. Em especial, 48,3% dos entrevistados da região afirmaram consumir menos e escolher produtos de maior qualidade — dez pontos percentuais acima da média nacional. Já o Sudeste lidera na escolha de empresas com práticas sustentáveis comprovadas (17,1%), enquanto o Centro-Oeste tem o menor índice nesse quesito (11,3%).
O Nordeste, por sua vez, tem a menor adesão à compra de roupas em brechós (11%), mas apresenta o maior índice de identificação com o perfil de consumo consciente (21%).
Tendência é de crescimento
O estudo também mostra que 20% dos brasileiros pretendem ampliar o consumo de produtos sustentáveis nos próximos anos. Além disso, há uma crescente preocupação com a postura ética das empresas: 14% dos entrevistados afirmaram que deixariam de consumir produtos de marcas que desrespeitam os direitos do consumidor, 12% por casos de desonestidade, 7% por mau tratamento a funcionários e 6% por impactos ambientais negativos.
“O consumidor de hoje não escolhe apenas produtos, ele escolhe propósitos. Em um cenário onde o consumo consciente ganha protagonismo, as marcas que desejam se manter relevantes precisam mais do que vender: precisam entender quem está do outro lado”, afirma Isabela Torres, Diretora de Marketing Services da Serasa Experian.
A pesquisa aponta ainda que 39% dos brasileiros estão mais focados em economizar e evitar desperdícios, e 33% priorizam cuidados com a saúde e o bem-estar — mudanças de comportamento que acompanham o fortalecimento do consumo consciente no país.