Com o avanço da tecnologia, empresas buscam parcerias estratégicas para otimizar processos e aprimorar a experiência dos colaboradores
O mercado de Recursos Humanos passa por uma transformação acelerada, impulsionada pelo avanço tecnológico e pela crescente demanda por soluções mais eficientes. Segundo um mapeamento da Liga Ventures, o Brasil já conta com mais de 490 HRTechs — startups voltadas para a inovação no setor de RH. Essas empresas oferecem soluções para processos seletivos, engajamento dos colaboradores, saúde ocupacional, diversidade, cultura organizacional e outros desafios da área.
A necessidade de adaptação das empresas ao ritmo da inovação tem levado muitas organizações a buscar parcerias estratégicas com HRTechs para otimizar suas operações. Essa tendência também reflete um movimento global: dados da Fortune Business Insights indicam que o mercado global de tecnologia de RH, avaliado em US$ 37,66 bilhões em 2023, deve atingir US$ 81,84 bilhões até 2032.
“A busca por soluções mais ágeis e seguras na gestão de pessoas está impulsionando o crescimento das HRTechs. O mercado precisa de ferramentas que garantam eficiência e permitam que os profissionais de RH foquem em estratégias que realmente impactem os colaboradores e a empresa”, destaca Paulo Paliarini, Diretor de Tecnologia e Marketing da Propay.
A transformação da gestão de pessoas
Com a necessidade crescente de oferecer uma experiência mais positiva aos colaboradores, empresas têm investido na automação de tarefas burocráticas, permitindo que os especialistas em RH dediquem mais tempo a ações estratégicas.
“O ganho de tempo é essencial para o setor de RH. Quando profissionais da área podem se concentrar em cultura organizacional e desenvolvimento humano, os resultados em engajamento e performance são muito mais expressivos. Retirar tarefas operacionais do escopo do RH e repassá-las a parceiros especializados pode significar um grande diferencial competitivo”, acrescenta Paliarini.
No entanto, escolher os parceiros certos nesse mercado altamente competitivo é um desafio. É fundamental que as empresas analisem suas principais necessidades, estudem as soluções disponíveis e avaliem casos de sucesso antes de tomar decisões.
“O estudo de mercado é indispensável. Antes de fechar uma parceria, é importante conhecer os resultados que a empresa já entregou e o impacto que suas soluções podem trazer a curto, médio e longo prazo”, conclui o executivo.
A expectativa é de que, ao longo de 2025, a colaboração entre empresas e HRTechs se intensifique, promovendo maior eficiência na gestão de pessoas e criando soluções inovadoras para os desafios do setor de Recursos Humanos.