Desde a nossa infância, era comum que fossemos cobrados pelo aprendizado tradicional para desenvolver habilidades técnicas e estimular a inteligência. Aprender novas habilidades técnicas era o necessário para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Esse conjunto de habilidades técnicas, são chamadas hard skills.

A palavra inglesa skills significa habilidades.

As hard skills são conhecimentos técnicos que adquirimos a partir das nossas experiência, também podem ser adquiridos em cursos, faculdade ou formação específicas. Alguns exemplos de hard skills: Pintar, cozinhar, editar imagens, impulsionamento no Google, criar conteúdo para a web, entre outros.

São habilidades mais comuns de desenvolver, sabemos qual curso buscar para avançarmos nesse quesito.

Para termos melhores resultados profissionais é importante desenvolver as habilidades comportamentais, as chamadas soft skills.

As soft skills são mais difíceis de desenvolver, são identificadas com o dia a dia, com a convivência é possível reconhecer tais habilidades e, assim que reconhecermos quais as nossas deficientes, podemos buscar aprimora-las. Segue alguns exemplos: responsabilidade, comprometimento, ética, honestidade, facilidade de comunicação e empatia.

Uma soft skills que pode te ajudar muito na tomada de decisão profissional e leva-lo a um caminho bem-sucedido é a Inteligência Emocional.

Inteligência Emocional é a capacidade de reconhecer os seus sentimentos e os dos outros, de motivar-se e administrar bem as suas próprias emoções e as emoções nas relações empresariais.

Existem 5 pilares da Inteligência Emocional, são eles:

Conhecer as próprias emoções

Você precisa primeiramente se conhecer, analisar suas emoções e como você responde estímulos que recebe.

Dica: Coloque seus sentimentos e suas ações em um papel e depois reflita sobre como você se sentiu em cada situação que gerou alguma emoção mais forte em você.

Controlar suas emoções

É fundamental saber lidar com as emoções e controlá-las, isso fará toda a diferença entre o equilíbrio e um possível problema.

Dica: Não tome decisão por impulso, respire, pense bem antes de agir, para não se arrepender depois.

Automotivação

Sabendo utilizar adequadamente suas emoções você chegará aos seus objetivos.

Dica: Liste seus objetivos e metas e leia todos os dias.

Empatia

Capacidade de ouvir e apoiar as pessoas ao seu redor, sem julgamento.

Dica: Ouça mais do que fale, as vezes tudo que a pessoa precisa ouvir é que você está ali, sempre que ela precisar.

Saber se relacionar interpessoalmente

Saber ter boas relações, conduzindo as emoções dos outros.

Dica: Desenvolver o equilíbrio com calma, empatia e parceria.

Como benefício de desenvolver a inteligência emocional, listamos:

Diminuição dos níveis de estresses e ansiedade, diminuição de atritos nos relacionamentos, melhora nos relacionamentos interpessoais, melhora da capacidade de tomada de decisão e mais equilíbrio emocional.

São diversos benefícios, todos valiosos, para que você tenha resultados ainda melhores em sua vida, tanto profissional, quanto pessoal.

O que acha de colocar em prática algumas dicas e desenvolver ainda mais essa nova soft skill?

Compartilhar:

2 Comentários

  1. Achei muito interessante a matéria da Fernanda Bueno! Não conhecia o jornal, através de um grupo de Mulheres Empreendedoras que participo (WhatsApp) vi uma postagem da Elaine Lina dizendo ser do jornal. Fiquei curiosa e vim ver!

    1. Caríssima Geni, ficamos muito felizes com seu comentário. Muito bom saber que nosso conteúdo tem ajudado e inspirado você em sua trajetória empreendedora. Estamos aqui sempre abertos às suas sugestões que certamente irão contribuir para nosso constante aperfeiçoamento. Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *