Olá pessoa, tudo bem?
Acredito que você já fez essa pergunta do título muitas vezes. E a resposta não é tão simples, uma vez que pode depender de vários fatores. Hoje eu vou buscar explicar quais são as principais etapas que o seu anúncio precisa passar para que funcione.
Você sabe onde quer chegar com o seu anúncio?
Lewis Carroll, o autor de “Alice no país das maravilhas”, não imaginava que a frase que escreveu para o gato Cheshire ficaria conhecida no meio empresarial: “se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.” Ou seja, você pode até saber qual a visão da sua empresa, mas conhece os caminhos que precisa percorrer para chegar até lá?
Para te ajudar a traçar o melhor trajeto, é importante ter dados precisos. Realizar uma pesquisa para conhecer a lembrança ou posicionamento da marca, assim como a participação de mercado é primordial para estabelecer as metas e objetivos empresariais.
Planeje cada etapa do anúncio
No texto anterior, eu falei sobre uma viagem que fiz para o Festival Internacional de Gramado/RS e quais foram as etapas até concluir essa viagem. Para cada objetivo é necessário um planejamento que aponte, como uma bússola, qual o caminho ideal para alcançar o resultado esperado.
Podemos separar o planejamento em três: estratégico, tático e operacional.
O planejamento estratégico analisará os cenários de micro e macros ambientes, as forças e fraquezas da sua organização e as ameaças e oportunidades, assim como definirá os objetivos e metas a serem alcançados.
Já o planejamento tático é a etapa que antecede a operação. Este planejamento direciona as estratégias para ações de curto ou médio prazo e precisa ser maleável o suficiente para que seja alterado, caso precise. É nesta etapa que definimos quais são os meios (internet, rádio, TV, outdoor, etc) e as ferramentas de comunicação (publicidade, relações públicas, marketing direto, promocional, entre outros) que serão utilizados durante a campanha.
Por fim, o planejamento operacional. É neste momento que a ferramenta 5W2H entra em ação, pois ajuda a sua empresa a montar o plano de ação e o cronograma de atividades, assim como o investimento necessário. No operacional é que são definidos quais serão os veículos de comunicação e os canais digitais nos quais a sua marca estará presente.
A criação do anúncio
É aqui que tudo ganha vida. Criar um anúncio, seja impresso, em áudio (os spots e jingles), em vídeo (TV, Youtube ou TikTok) ou qualquer outro formato, é uma tarefa que demanda criatividade e tempo. Afinal, escrever um bom texto que seja argumentativo e que venda, produzir as fotos ou vídeos para o anúncio, e finalizar as peças com qualidade, antes de serem veiculadas, demanda muito esforço.
Afinal, como disse Bill Bernbach (um dos gênios da publicidade mundial): “O inesquecível nunca surge de uma fórmula”. Então, pare de acreditar nos gurus de internet com suas fórmulas de sucesso ou lançamento. Afinal, você deve buscar que a sua marca seja inesquecível e que os consumidores se apaixonem por ela.
Avaliar os resultados alcançados
Após a veiculação do anúncio, chega a etapa “final”. Avalie os resultados alcançados com os índices-chaves apontados no planejamento estratégico e faça as correções necessárias caso os números não sejam satisfatórios.
Bem, isso não é uma fórmula para aumentar os resultados dos seus anúncios. Mas um passo-a-passo para ajudar a melhorar as suas campanhas na busca dos seus objetivos.
Por hoje é isso, pessoa. Até o próximo texto.
Sou um apaixonado por contar histórias e temperar as marcas das empresas que atendo. Sou graduado em Publicidade e Propaganda pela UNIFAAT, com pós-graduação em Marketing e Comunicação e especialização em Criação Publicitária e Planejamento de Campanha, ambas pela Universidade Anhembi Morumbi. Possuo mais de 15 anos de experiência em comunicação e marketing. Atualmente sou sócio e Diretor de Criação na Mokeka Publicidade e professor universitário de Redação Publicitária no curso de Comunicação Social.