Da Redação. Reportagem e fotos: Elaine Lina

Iniciando os três dias de evento com mais de 2mil visitantes inscritos e cerca de 250 expositores, Expo Atibaia se confirma como grande evento dos setores industrial e de serviços da região

Começou hoje a segunda edição da Expo Industrial e de Serviços de Atibaia. O evento apresentou este ano a novidade de também incluir o setor de serviços – e tudo indica que a estratégia surtiu efeito e tem potencial de gerar muitos negócios entre as empresas participantes.

A Expo dedicou espaços especiais para cada setor: Indústria, Serviços e empregabilidade. E desde as primeiras horas do evento já havia uma grande circulação de pessoas – entre visitantes e expositores.

Annibale Somma, no pavilhão da Indústria da Expo (Foto: Elaine Lina)

Na parte da manhã, durante a cerimônia de abertura, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Atibaia, Annibale Tropi Somma, reforçou que vivemos a era da informação e da conexão, e afirmou que esta é a finalidade da expo. “Conectar empresas entre si em um ambiente de negócios e informações. Conectar empresas a candidatos a uma nova e melhor oportunidade de emprego. Conectar os jovens estudantes às empresas para que comecem a desdobrar uma profissão para o futuro. Conectar as empresas à comunidade como um todo para que conheçam e sinta orgulho de tudo que se produz no nosso município“, declarou. Depois, enquanto visitava o Pavilhão da Indústria, o secretário comentou sobre a decisão de partir para um espaço maior nesta segunda edição: “Isso tudo é no findar da primeira edição – quando terminou a primeira a gente já sabia que ia faltar espaço. Então por isso procuramos um espaço maior. Arrumamos tudo isso aqui e, graças a Deus, o pessoal aderiu.

Prefeito Emil Ono, na cerimônia de abertura da Expo (foto: Elaine Lina)

Ainda na cerimônia de abertura, o prefeito de Atibaia, Emil Ono, iniciou seu discurso enaltecendo a relevância das mulheres e agradeceu sua presença na pessoa da primeira dama, Tammy Ono. Depois, destacou o trabalho da equipe da SEDEC para o sucesso da Expo. O prefeito revelou que não quis conhecer antes a estrutura do evento para que pudesse sentir junto com o público o resultado. E confessou ter se surpreendido positivamente. Corroborando a fala do Secretário Annibale, Emil Ono também mencionou a missão da Expo de conectar os empresários de Atibaia e região.

Uma coisa que me incomodava muito no começo do mandato, e que eu discutia muito com o Annibale quando ele chegou, era essa questão dos empresários da cidade não estarem conectados e, por vezes, perderem negócio. Perdiam-se muitos negócios e nós percebemos que na primeira Expo, quando nós conseguimos, de alguma maneira, facilitar a conexão das pessoas, nós tivemos um aumento da receita girando dentro do nosso município. E quando você tem a receita girando, você acaba gerando emprego também. Porque muitas vezes você acaba aumentando a tua produção e você precisa de mão de obra, então você acaba gerando emprego também.”

Pavilhão da Indústria no 1° dia da Expo Industrial e de Serviços de Atibaia (foto: Elaine Lina)

Parceiros

A 2a Expo Industrial e de Serviços de Atibaia também reúne parcerias estratégicas, como por exemplo, da Associação Comercial e Industrial de Atibaia (ACIA), Visite Atibaia e Região, Sest Senat, Senai de Bragança Paulista e Sebrae.

José Carlos Ferreira (vice-presidente) e Renato Russomanno (presidente) da ACIA. (Foto: Elaine Lina

Renato Russomanno, presidente da Acia: “Aqui, num lugar só, você tem as maiores indústrias, os maiores comércios, os prestadores de serviço, todos no mesmo local. Isso, para você fazer um contato profissional, é excelente.” E complementou: “A gente sabe que às vezes a gente vai contratar alguém, a pessoa está sentada do seu lado e você não sabe nem o que ela faz. E para isso, a associação tem que estar presente. Com quê? Com tecnologia, com ações e ferramentas que vão ajudar a empresa a chegar mais rápido ao sucesso. O sucesso ela já tem, o sucesso é dela, é da própria empresa, não somos nós que fazemos isso. Mas nós ensinamos o caminho mais rápido para ela. E aqui na Expo nossa expectativa é ótima, esperamos ter um público muito grande aqui, onde nós estamos com os nossos parceiros, que são o Convention, o Senac, o Sebrae, o Senai, enfim, todos estamos aqui para auxiliar o empresário no seu futuro promissor”.

Denis Maia Bastos, coordenador de Relacionamento com a Indústria no Senai-SP – unidade de Bragança Paulista, descreveu sua impressão sobre a segunda edição da Expo e falou sobre a participação do Senai: “Nossa, do ano passado para cá, duplicou aí a quantidade de empresas participantes. O pessoal viu que o evento era bom mesmo. Nós estamos aqui com a unidade móvel de Indústria 4.0 e o objetivo é mostrar as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 para as empresas que estão aqui presente. E o que que o Senai pode apoiá-los no desenvolvimento dessas soluções. Então o Senai está aí à disposição para poder atender as indústrias.” Ele também deu mais detalhes da unidade móvel: “Além de poder apresentar as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0, também podem ser ministrados cursos aqui, treinamentos. A unidade tem capacidade para 16 alunos, toda voltada para a área de automação robótica mecatrônica – que envolve a programação de controladores lógico-programáveis, programação de robô, programação de uma planta industrial, para monitorar todos os dados. Aqui a gente tem essa tecnologia para poder apresentar e aplicar na indústria.

Denis Maia, coordenador de Relacionamento com a Indústria no Senai-SP – unidade de Bragança Paulista, e a unidade móvel (Fotos: Elaine Lina)

O Sest Senat Atibaia também marcou presença na Expo com sua unidade móvel, equipada com um simulador de direção de van, caminhão, carreta e ônibus — tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica. O diretor do Sest, Frederico Ponchon, explicou que “a intenção com essa unidade é oferecer esse serviço do Sest Senat de forma itinerante. E esse simulador é exatamente o mesmo que nós temos na nossa sede. A ideia é participar de alguns eventos, principalmente como uma maneira de divulgar a marca do Sest Senat, divulgar também a oferta desse serviço do simulador, que capacita motoristas exatamente como se ele estivesse em um veículo real, mas com toda a segurança – para o motorista e para a empresa também.” E completou, falando sobre sua impressão da Expo: “E assim, essa feira está vindo muito ao encontro, por essa questão da empregabilidade. Você vê aqui algumas pessoas que passam pelo simular, têm essa experiência, a degustação. Ali, alguns já despertam a vontade. Às vezes não têm nem a habilitação ainda, mas fazem essa vivência num ônibus ou num caminhão. Aí a pessoa já vê que realmente é aquilo que ela gosta. Às vezes essa oferta fomenta um pouco mais ainda esse desejo de realmente seguir na profissão. Afinal, como tantas outras profissões, hoje em dia o mercado sofre pela escassez de motoristas.”

Frederico Ponchon (camisa clara) e Emerson Tavares, do Sest Senat Atibaia. Ao lado, o simular que está na sede da instituição (fotos: Elaine Lina)
A partir da esquerda: José Carlos Longo Filho; Paulo Sérgio de Souza; Fátima Santos; Mônica Fontes e Loredana Aresi (Foto: Elaine Lina)

Mônica Fontes, gestora Executiva e de Relacionamento na Atibaia E Região Convention & Visitors Bureau (ARC&VB), também se surpreendeu com o tamanho que a Expo atingiu nesta edição, e comentou que “no ano passado a Expo já foi excelente. Esse ano então ela fez um upgrade de local, que está mais espaçoso, com grandes empresas, e outra: temos a parte de serviços que agregou mais, pôde trazer mais empresas, então a gente está muito feliz de ver essa movimentação empresarial de Atibaia com qualidade“. E como a Expo esse ano englobou também o setor de serviços, Fontes falou sobre o impacto na participação dos associados do ARC&VB este ano: “Temos sim associados participando – alguns hotéis que estão aqui expondo e também participando das das rodadas de negócios. Tem também a cerveja, tem o café, tem o pessoal da fazenda… enfim. Está um misto aí de empresas e com certeza nossos associados estão bem presentes“.

Compartilhar:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *