Você saberia responder agora por que você acorda todos os dias e vai para a sua empresa fazer o que você faz diariamente? Qual a razão de existir da sua empresa? Será que você está conseguindo transmitir isso para o seu público alvo?

No artigo anterior, falamos sobre Cultura Organizacional, e deixei uma sugestão para vocês listarem os seus comportamentos que estão ligados à sua cultura e começar a pensar em formas de divulgar e aumentar a atuação deles. Essa é uma forma de construir a sua missão, a visão e os valores.

Com a Missão, Visão e Valores é possível definir a sua estratégia de negócio e pautar todo o seu plano de ação, para que a empresa reflita em suas decisões diárias essa cultura. Elas devem ser suscintas para que o seu público, sejam funcionários, sócios ou clientes, conheçam e identifiquem-se com a empresa que trabalham e consomem.

Mas afinal, o que é missão?

A missão é uma frase que explica de forma resumida o que a empresa faz, ela deve mostrar de forma clara qual o seu propósito, qual o motivo da sua empresa ter iniciado a sua atuação. Pelo que você e seus colaboradores trabalham? Não deve evidenciar somente os seus produtos ou serviços, mas destacar qual a dor ou problema a empresa soluciona para o seu público de interesse. Listar os seus diferenciais podem te apoiar para escrever a missão.

Missão da Nestlé: Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e em valor nutricional que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.

E visão? O que é e para que serve?

A visão também deve ser escrita em uma ou duas frases e evidencia onde a empresa quer chegar.

Você possui de forma clara qual a sua ambição em relação a sua empresa? Qual sua visão ou imagem de sucesso. Cada um possui os seus sonhos e ambições, isso é absolutamente pessoal e só você pode responder, mas compartilha-los é importante para que todos os envolvidos se comprometam com a sua expectativa de sucesso. Você quer ser referência em sua área de atuação? Em que proporção? No seu bairro, cidade ou estado? A partir disso você pode definir a sua visão.

Visão: A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.

Valores? Como evidenciar?

 Os valores resumem como a empresa seguirá seu processo em busca do sucesso. No geral, os valores já são intrínsecos, mas não estão claros. Você é uma pessoa que busca qualidade em todos os seus produtos e serviços, gosta de gente e de atender bem, é ética e comprometida em tudo que faz, tudo isso são valores que você já pratica, só precisa evidenciar. As características da empresa também podem ser evidenciadas nos valores, por exemplo, você inova, sempre oferece para os clientes as novidades do mercado. Isso também é um valor que você pratica.

Valores do Google

Foco no usuário, inovação, ética, transparência, responsabilidade.

Coloque em prática agora mesmo e sinta os benefícios.

Compartilhar:

2 Comentários


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *