Em um mundo em que a busca por destaque e validação é uma constante, não é raro nos depararmos com iniciativas de premiação por todos os lados. Já conversamos por aqui sobre a proliferação dos “prêmios” que, na verdade, são apenas produtos em uma prateleira, esperando por quem pague mais para levar um “troféu” (*veja meu artigo de 31/08/23 em https://encurtador.com.br/srsq0 ).  Eu mesma, como profissional de relações públicas, jornalista e, acima de tudo, uma militante da ética na comunicação, sempre bati de frente com essa prática. Recusei, mais de uma vez, receber “reconhecimentos” que exigiam pagamento – afinal, tenho para mim que se eu pago para receber um prêmio, não estou de fato sendo premiada – estou comprando um prêmio. Para mim, não há mérito algum nisso.

Mas hoje, quero falar da outra face dessa moeda: a beleza, a força e o impacto real dos prêmios que nascem da legitimidade e do mérito. É com essa paixão pelo reconhecimento genuíno que tenho o privilégio de estar à frente do planejamento e execução da edição 2025 do Prêmio TOP Empresas JVN.

E quero conversar também sobre o que, afinal, diferencia um reconhecimento genuíno de uma mera transação comercial. Em minha singela opinião, a resposta é bem simples: um prêmio de verdade é construído sobre pilares de transparência inegociável, ética rigorosa e um regulamento que garante a lisura de cada etapa. É nessa linha que o Prêmio TOP Empresas JVN se posiciona. Criado em 2022 pelo Jornal Visão de Negócios, ele chega a essa segunda edição reafirmando o compromisso de reconhecer e homenagear organizações que se destacam por suas práticas éticas, excelência no relacionamento com clientes, parceiros e colaboradores, bem como por iniciativas pautadas em sustentabilidade, inovação, diversidade e inclusão – tudo com base na percepção de quem conhece essas empresas, faz negócios com elas, usa seus serviços e consome seus produtos.

Com o amadurecimento da proposta, essa edição – da qual muito me orgulho -, ampliou seu alcance para 29 municípios de São Paulo e Minas Gerais e inovou com sete categorias distintas, abrangendo desde a indústria e o agronegócio até microempreendedores individuais e instituições do setor público e terceiro setor, garantindo que o reconhecimento seja o mais abrangente e justo possível. O mais importante, e um diferencial fundamental, é que não há absolutamente nenhum custo para ser indicado, premiado ou para participar do evento, seja a empresa indicada ou finalista. Isso não é um mero detalhe; é o princípio que sustenta a credibilidade. Todo o prêmio é viabilizado por meio de patrocínios, assegurando que o mérito, e não a capacidade financeira, seja o único critério para o reconhecimento. O processo eleitoral é coordenado por uma comissão dedicada – cujos integrantes não podem concorrer ao prêmio, seja pelo JVN ou por empresas às quais estejam ligados. Toda a votação é digital e com controle por CPF, o que minimiza fraudes, evita votos duplicados e assegura a legitimidade das indicações e escolhas.

Receber o selo TOP Empresas JVN vai muito além de um troféu ou uma placa, embora o troféu em si seja uma obra de arte exclusiva e sustentável, criada pela renomada artista plástica Van Loureiro, e produzida por talentosos artesãos locais, um a um. Mais do que isso, é o atestado público de que uma organização se destaca por suas práticas, seu impacto e a percepção positiva que gera em seu público e na comunidade. Essa chancela confere um valor inestimável à marca, reforçando sua reputação, confiança e diferencial competitivo no mercado. Para empresários e instituições, é uma validação do esforço diário, da dedicação e da contribuição para o desenvolvimento econômico e social da região. Imagine o impacto na motivação dos colaboradores, o poder de diferenciação em um mercado competitivo e a força para atrair novos talentos e oportunidades.

E é exatamente aqui que reside a minha conexão mais profunda com este projeto. Como relações públicas, vejo nos prêmios legítimos um orgulho pessoal e um fator estratégico para projetar positivamente marcas e pessoas — seja junto a pares, junto ao mercado ou à sociedade como um todo. E quando vejo o brilho nos olhos dos premiados, o sorriso aberto, a satisfação genuína de serem reconhecidos por sua dedicação e suas boas práticas, todo o esforço e a crença nesse projeto se renovam. É o momento em que o propósito se materializa e a gente percebe que o trabalho de construir um prêmio legítimo vale cada segundo. A alegria de ver os premiados tão felizes, sentindo-se realmente reconhecidos, faz tudo valer a pena.

Desde o início do Prêmio TOP Empresas JVN, nosso desafio sempre foi convencer o mercado – já tão saturado de iniciativas que vendem certificados – de que o nosso é diferente. Acredito que ele realmente reflete a opinião pública e representa a imagem que as empresas e instituições estão projetando por meio de suas práticas e condutas. Nosso compromisso é trabalhar para que este prêmio cresça e se transforme em um balizador para empresas cada vez mais éticas e comprometidas com a sociedade.

O Prêmio TOP Empresas JVN é a prova viva de que o reconhecimento pode e deve ser uma força transformadora, um reflexo autêntico do que as empresas fazem de melhor. É construído com integridade e paixão, para a comunidade, e não para o bolso de quem o vende. É a celebração do mérito que conecta e transforma, elevando o padrão do nosso mercado e celebrando o que realmente importa.

Quer saber mais sobre o prêmio, conhecer o regulamento ou mesmo nos honrar com sua participação? Fique à vontade – aqui quem decide é você. O link é esse: https://jornalvisaodenegocios.com.br/top-empresas-2025/

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *