Com Selic projetada em 15% e inflação resistente, empresários tradicionais enfrentam riscos. Educação empresarial e inovação surgem como alternativas para adaptação ao novo cenário
O cenário econômico brasileiro em 2025 impõe um alerta às empresas que ainda operam com modelos de negócio tradicionais. Com a taxa Selic projetada para alcançar 15% até o final do ano e a inflação prevista para fechar em 5,5%, o acesso ao crédito está mais caro, dificultando investimentos, capital de giro e planos de expansão.
Nova economia se torna questão de sobrevivência
Mais de 2 milhões de empresas declararam falência em 2024, número recorde que escancara a urgência de mudança. Nesse contexto, a nova economia — impulsionada por transformações tecnológicas e de comportamento do consumidor — passou a ser vista como caminho inevitável para a sobrevivência empresarial.
“Assim como ocorreu da Revolução Industrial até a pandemia, os empresários precisam entender que as coisas mudam, o mundo avança e só sobrevive quem se transforma junto com ele”, afirma João Kepler, CEO da Equity Group e um dos principais investidores-anjo da América Latina.
Educação empresarial cresce como ferramenta estratégica
Segundo um levantamento do Grupo X, hub de educação empresarial que já impactou mais de 167 mil negócios no país, 41,7% dos empresários brasileiros já estão investindo em capacitação voltada à inovação e à adaptação de seus modelos de negócio.
Para fomentar essa transformação, o Grupo X promove nos dias 5 e 6 de junho o “Upscale Alphaville”, evento de mastermind para empresários, que será realizado em São Paulo. O encontro contará com a presença de João Kepler e outros nomes de destaque no ecossistema da nova economia.
“A nova economia não é uma questão de escolha, mas de adaptação. As empresas não precisam querer fazer parte dela, porque ela já faz parte do mercado. A questão não é se a nova economia existe, mas se sua empresa sobreviverá sem adotá-la”, reforça Kepler.
Evento promove imersão em estratégias para o novo mercado
Além de Kepler, o evento reunirá nomes como Wasley Costa, Bruno Motti e demais integrantes do Grupo X. O objetivo é oferecer insights e estratégias práticas para que os empresários possam navegar com segurança no atual ambiente econômico.
“Mais do que nunca, estamos comprometidos em ajudar o empresário brasileiro a entender que a nova economia não é só tendência, é realidade. Estamos cumprindo o nosso papel de fornecer o conhecimento e as ferramentas que vão ajudá-lo a prosperar em um ambiente de juros altos e inflação”, destaca Jorge Kotz, CEO do Grupo X.