O objetivo da parceria é investir em operações voltadas a equity e crédito em um mercado em amadurecimento, pouco explorado, e de inúmeras oportunidades

Em um movimento que demonstra a crescente importância do mercado de esporte e entretenimento no Brasil e na América Latina, a Spectra, uma das principais gestoras de investimentos alternativos do país, com mais de R$7 bilhões em ativos, anuncia o investimento de R$50 milhões na OutField Ventures, a 1ª gestora de recursos do país com foco exclusivo nos mercados de esporte e entretenimento.

O objetivo da parceria é investir em oportunidades de equity e crédito, em um setor que vem se profissionalizando e que apresenta projeções agressivas de crescimento nas próximas décadas.  “Conhecemos a OutField há um ano e ficamos impressionados com o conhecimento de mercado, reputação e experiência do time”  afirma Renato Abissamra, sócio da Spectra.

Fundada pelos empreendedores Lucas de Paula e Pedro Oliveira, a OutField nasceu como uma consultoria de negócios e marketing para empresas do mercado de esportes, tendo como clientes empresas como New Balance, StubHub e organizações esportivas como Flamengo, Red Bull Bragantino e Ironman Brasil.  Após alguns anos, começou a avançar também em projetos estratégia e M&As nos mercados de esportes, eSports e entretenimento, crescendo e se tornando uma referência no mercado. Mais recentemente, iniciou a sua prática de investimentos, levantando veículos que investiram em empresas de rápido crescimento, como o hub de conteúdo gamer Final Level e o software de reconhecimento facial BePass, que hoje cuida dos acessos de 50% dos Clubes do Brasileirão da Série A.

Estamos muito felizes em ter a Spectra como nossa investidora em um momento crucial para o futuro do mercado. Mais do que o aporte financeiro, tê-los conosco é um importante reconhecimento do nosso trabalho e do potencial do setor. Quando começamos em 2016, sonhávamos em ter o capital institucional no esporte, da mesma forma que vemos nos EUA. E isso agora é uma realidade, com a OutField puxando a fila junto ao time da Spectra.” diz Pedro Oliveira, sócio fundador da OutField.

A gestora atua em quatro estratégias de investimento: investimentos minoritários em empresas early-stage através de seus fundos de venture capital, investimentos minoritários em SAFs de clubes brasileiros, investimentos em veículos de crédito para antecipação de recebíveis para clubes de futebol, e investimentos em compra de passivos relacionados a futebol.

Neste contexto, a gestora, que possui um veículo de legal claims de R$50M em operação e está também estruturando veículos de crédito, está lançando oficialmente o OutField Capital 2,  fundo early-stage focado em startups que atuam na intersecção entre esportes, entretenimento e games. O fundo está sendo ancorado pela Spectra e tem como meta a captação de R$70M, dos quais R$25M já foram comprometidos. O first close está previsto para final de abril.

A OutField Ventures nos dá a oportunidade de participar do processo de transformação que a indústria do esporte e entretenimento está vivenciando. Este movimento está alinhado com nossa estratégia de investir em nichos pouco explorados, ao lado de especialistas, e com grande expectativa de retorno“, complementa Abissamra.

Em meio a um momento aquecido do mercado esportivo global, a gestora acredita que a indústria esportiva local está passando por um momento de transformações profundas, porém entende que o ciclo está no início e que haverá mais mudanças na próxima década do que nos últimos 100 anos. O time da OutField Ventures baseia sua leitura em mercados mais desenvolvidos nos EUA e Europa, nos quais, na última década, ocorreram transações financeiras extremamente relevantes envolvendo franquias de NFL, NBA, Fórmula 1 e Clubes de futebol.  Segundo estudos proprietários da OutField, entre 2018 e 2023, mais de USD35bi foram investidos no mercado global de sportstechs.

É preciso ter o conhecimento técnico do setor, entender o tempo de maturação dos investimentos e saber priorizar oportunidades. A  gestora se apoia em todo o conhecimento absorvido nos oito anos desde a fundação da OutField, com mais de 150 projetos, 12 M&As realizados e dezenas de investimentos no período. Como a OutField é nativa do esporte e do entretenimento, sua tese é navegar neste setor e ser a especialista que o mercado brasileiro nunca teve para impactar as mudanças tão necessárias” comenta Abissamra da Spectra.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *