Modelo se consolida no Brasil e na América Latina como solução eficaz em setores como varejo, tecnologia e streaming
A terceirização tem se fortalecido como uma estratégia essencial para empresas que buscam eficiência operacional e escalabilidade. Segundo o Ministério do Trabalho, cerca de 4,3 milhões de brasileiros atuavam como terceirizados em 2020 — aproximadamente 25% dos empregos formais no país. O setor de serviços lidera esse cenário, abrigando cerca de 70% dos profissionais terceirizados, conforme dados da RAIS e do próprio Ministério.
Dot a Dot amplia atuação na América Latina
Fundada em 2021, a Dot a Dot é um exemplo de como a terceirização tem sido adotada de forma estratégica. A empresa brasileira atua em mais de 20 países da América Latina, com foco em soluções terceirizadas de Telecom e TI, atendendo clientes nos setores de varejo, tecnologia e streaming. Com presença em todos os estados do Brasil, a empresa conta com uma rede de 4 mil parceiros locais e 240 hubs globais Cloud Accelerated (POPs).
Tecnologia e automação a favor da eficiência
“Além de contar com parceiros localizados estrategicamente em diversos países, temos mecanismos de automação que nos apoiam na tomada de decisão e nos fazem ganhar celeridade nos processos,” explica Charles Oliveira, CEO e fundador da Dot a Dot. “Atendemos clientes que dependem de conectividade e infraestrutura confiável.”
De acordo com Oliveira, o modelo é uma resposta à alta rotatividade no mercado de trabalho. “A alta rotatividade não só atrapalha o funcionamento operacional, como também aumenta os custos com contratações e desligamentos. As empresas estão buscando cada vez mais eficiência para focar no que realmente importa,” afirma.
Escalabilidade sob demanda como diferencial competitivo
A possibilidade de dimensionar equipes conforme a necessidade de cada projeto é um dos principais atrativos da terceirização. “Ao terceirizar o trabalho, é possível dimensionar a equipe conforme a necessidade de cada projeto, sem gerar um custo operacional alto e, muitas vezes, desnecessário,” destaca o executivo.
Modelo de atendimento unificado inspira crescimento
Inspirada em práticas internacionais, a Dot a Dot adota um modelo de atendimento unificado. “A ideia de entregar tudo o que o cliente precisa em um único fornecedor nasceu de uma dessas visitas ao mercado internacional. Isso é uma tendência mundial: otimizar ao máximo a experiência do cliente,” afirma Oliveira.
Para o CEO, a terceirização passa de alternativa a estratégia de crescimento à medida que as empresas identificam seu verdadeiro core business. “O número de colaboradores e fornecedores indiretos aumenta e a estratégia de negócio cresce exponencialmente e sem preocupação,” finaliza.