Há tempos falamos do turismo 60+, até então com outras nomenclaturas. Mas será que é mesmo uma oportunidade? Será que existe um mercado potencial e economicamente viável?
Apresentarei aqui dados relevantes para uma melhor análise desta proposta, sem preconceitos e com um olhar empresarial. Serão números, dados e exemplos reais de um mercado em crescimento.
A população do nosso país está atingindo essa faixa etária, e vale ressaltar que o comércio, serviços, hotelaria e infraestrutura turística ainda têm muito a se adaptar para um atendimento apropriado a esse perfil.
Vamos lá:
Mundo
A população 60+ no mundo é de 1 bilhão e cresce 2,6% ao ano, enquanto a taxa de crescimento da população do planeta é de 1,2%.
Consumo hoje: US$ 15 trilhões
Brasil
Hoje são 31,2 milhões de pessoas, e a previsão é que, em 2030, o país seja o 5º no ranking mundial.
Consumo hoje: R$ 1,6 trilhão
(Fonte: Fórum 60+)
Perfil do turista 60+ e a mudança de comportamento e prioridades
Com o passar dos anos, o interesse do turista 60+ está mudando. O mundo digital atingiu a todos, claro que em diferentes formas, intensidades e interesses.
No passado recente, tomar conta dos netos era inevitável. Nos tempos modernos, outros prazeres despertam o interesse dos 60+, e o leque de opções é grande e diverso:
- A expectativa de vida está aumentando.
- A família continua sendo o interesse principal.
- Tecnologia: a maioria já domina, embora muitos ainda sejam avessos.
- A grande maioria tem renda fixa.
- O interesse e a prática de atividades físicas vêm crescendo.
- A independência se tornou importante.
- O trabalho também faz parte da rotina de muitos, porém com maior flexibilidade de horários.
- A população idosa é cada vez mais diversa; etnia, classe social, renda e educação tornam-se menos relevantes.
- Estão mais abertos ao engajamento social; trabalhos voluntários, novos aprendizados e desenvolvimento pessoal fazem parte deste novo estilo de vida.
Viajar passou a ser um artigo de necessidade. Conhecer novos lugares, novas culturas, ter novas experiências; tudo isso é fator de interesse. Seguem abaixo os tipos de viagens mais procurados:
- Turismo cultural e histórico
- Turismo de festas e eventos
- Cruzeiros
- Turismo de aventura
- Destinos internacionais
Com o crescimento da demanda, as cidades e empresas precisam se atentar para um atendimento adequado. Na maioria das vezes, é preciso dar mais atenção, ter locais acessíveis, proporcionar maior interatividade e, na alimentação, oferecer variedade sem exageros.
A busca por pacotes e guias especializados, hospedagem com acessibilidade e atividades recreativas é uma grande tendência.
Existem destinos que já estão preparados para isso, outros em andamento, mas a grande maioria deixa a desejar.
Reitero o aumento da demanda e a imensa oportunidade de negócio. Vale a pena pensar nisso.
Grande abraço a todos!!

Pós-graduada em Habilidades Gerenciais, com formação em Marketing e pós-graduada em ESG (Environmental, Social and Governance) e Habilidades Gerenciais, possui vasta experiência na área de Turismo. Atualmente é gestora Executiva e Relacionamento do Atibaia e Região Convention e Visitors Bureau. Empresária e consultora, participante do Conselho de Turismo, Conselho Estatual do Monumento Natural da Pedra Grande e Conselho do Parque Grota Funda. Defensora do cooperativismo e associativismo, sempre conectada aos principais temas relacionados ao Turismo, onde atua há 23 anos.
Parabens Monica pelo trabalho.