Há tempos falamos do turismo 60+, até então com outras nomenclaturas. Mas será que é mesmo uma oportunidade? Será que existe um mercado potencial e economicamente viável?

Apresentarei aqui dados relevantes para uma melhor análise desta proposta, sem preconceitos e com um olhar empresarial. Serão números, dados e exemplos reais de um mercado em crescimento.

A população do nosso país está atingindo essa faixa etária, e vale ressaltar que o comércio, serviços, hotelaria e infraestrutura turística ainda têm muito a se adaptar para um atendimento apropriado a esse perfil.

Vamos lá:

Mundo
A população 60+ no mundo é de 1 bilhão e cresce 2,6% ao ano, enquanto a taxa de crescimento da população do planeta é de 1,2%.
Consumo hoje: US$ 15 trilhões

Brasil
Hoje são 31,2 milhões de pessoas, e a previsão é que, em 2030, o país seja o 5º no ranking mundial.
Consumo hoje: R$ 1,6 trilhão
(Fonte: Fórum 60+)

Perfil do turista 60+ e a mudança de comportamento e prioridades

Com o passar dos anos, o interesse do turista 60+ está mudando. O mundo digital atingiu a todos, claro que em diferentes formas, intensidades e interesses.

No passado recente, tomar conta dos netos era inevitável. Nos tempos modernos, outros prazeres despertam o interesse dos 60+, e o leque de opções é grande e diverso:

  • A expectativa de vida está aumentando.
  • A família continua sendo o interesse principal.
  • Tecnologia: a maioria já domina, embora muitos ainda sejam avessos.
  • A grande maioria tem renda fixa.
  • O interesse e a prática de atividades físicas vêm crescendo.
  • A independência se tornou importante.
  • O trabalho também faz parte da rotina de muitos, porém com maior flexibilidade de horários.
  • A população idosa é cada vez mais diversa; etnia, classe social, renda e educação tornam-se menos relevantes.
  • Estão mais abertos ao engajamento social; trabalhos voluntários, novos aprendizados e desenvolvimento pessoal fazem parte deste novo estilo de vida.

Viajar passou a ser um artigo de necessidade. Conhecer novos lugares, novas culturas, ter novas experiências; tudo isso é fator de interesse. Seguem abaixo os tipos de viagens mais procurados:

  • Turismo cultural e histórico
  • Turismo de festas e eventos
  • Cruzeiros
  • Turismo de aventura
  • Destinos internacionais

Com o crescimento da demanda, as cidades e empresas precisam se atentar para um atendimento adequado. Na maioria das vezes, é preciso dar mais atenção, ter locais acessíveis, proporcionar maior interatividade e, na alimentação, oferecer variedade sem exageros.

A busca por pacotes e guias especializados, hospedagem com acessibilidade e atividades recreativas é uma grande tendência.

Existem destinos que já estão preparados para isso, outros em andamento, mas a grande maioria deixa a desejar.

Reitero o aumento da demanda e a imensa oportunidade de negócio. Vale a pena pensar nisso.

Grande abraço a todos!!

Compartilhar:

1 comentário

  1. Parabens Monica pelo trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *