Foto: Divulgação (ARC&VB).
Da Redação. Reportagem: Priscila Seabra.
A cidade já apresenta boa taxa de ocupação nos estabelecimentos hoteleiros. Para julho, mês de férias, a estimativa do setor de turismo é ainda melhor.
Após dois anos de incertezas com a pandemia – período em que as pessoas não podiam fazer planos de viagens com receio de um novo lockdown ou aumento do número de infectados pelo coronavírus – a rede hoteleira de Atibaia e região já consegue enxergar grandes expectativas para este ano.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Turismo divulgados pela Prefeitura de Atibaia, as taxas de ocupação dos estabelecimentos hoteleiros da cidade vêm aumentando gradativamente. Após ter encerrado 2021 com média de 48,22%, os números já são melhores em 2022. Janeiro iniciou o ano com a taxa média de 61,64%, no feriado do carnaval aumentou para 73,37% e nos feriados de abril a taxa extra oficial foi de 80%.
Entre os motivos para essa aceleração nas taxas, conforme a Secretaria, estão a aposta no turismo de lazer focando no público que está a até 150 km do destino, a gestão eficiente de custos por parte das empresas e o avanço da vacinação.
E o ramo hoteleiro da região já pode se animar ainda mais, pois as férias de julho que se aproximam prometem movimentar o turismo da cidade.
“Sem dúvida as expectativas para o setor da hotelaria no mês de julho são as melhores possíveis. A rede hoteleira está se preparando com muitas atrações de lazer, novas experiências e uma enorme lista de atratividades. Estamos trabalhando com o possível aumento de 20 % na taxa de ocupação referente ao ano passado. Isso requer não só preparação das atividades, como mais contratações e muitos treinamentos para os colaboradores”, diz a Gestora Executiva e de Relacionamento no ARC&VB – Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau, Mônica Fontes.
A Executiva também conta que no setor de eventos corporativos e negócios a cidade ainda passa por um tímido aumento na demanda, mas bem melhor se comparado aos anos anteriores.
“Teremos sim números melhores, mas ainda a retomada será gradativa e somente em 2023 o mercado será aquecido novamente. Com a retomada das feiras e eventos de grande porte as empresas estão se reinventando. Áreas como a de RH estão com novos desafios: saúde mental, implementação de novos sistemas, teletrabalho – e isso afeta diretamente a dinâmica dos eventos fora da empresa. É uma nova realidade”, complementa.
Turismo de lazer e gastronômico
Antecedendo a tradicional Festa de Flores e Morangos de Atibaia, a 38° Festa do Morango Atibaia/Jarinu, também conhecida como Festa do Morango do Campo dos Aleixos, acontece nos dias 25 e 26 de junho e 2,3,9 e 10 de julho (das 10h às 23h aos sábados e das 10h às 20h aos domingos) na Estrada Municipal do Campo do Aleixos, em Atibaia.
Com a alta da procura por hotéis na região, a dica para os turistas é se programar para aproveitar o melhor de Atibaia: o turismo, a gastronomia e os morangos.
Expositores de artesanatos, roupas, calçados, entre outros produtos, interessados em participar da 38a Festa do Morango, devem entrar em contato pelo telefone 11 4417-1097.
Conheça os atrativos da cidade: https://descubraatibaia.tur.br/roteiros/