As pessoas costumam planejar festas de aniversário, viagens, casamentos e até mesmo agendar um cabeleireiro. Mas quando o tema é a carreira, aí muita gente fica devendo e não sabe como planejar.
Para iniciar essa conversa é necessário que você se considere como o protagonista da sua trajetória profissional e adote essa posição na sua vida como um todo. Discutir sobre carreiras não é apenas projetar o futuro, mas também reconhecer a importância de se desenvolver continuamente, se preparar adequadamente e perseguir com determinação os seus objetivos profissionais.

Segundo um estudo da Harvard Business Review, profissionais que investem em autoconhecimento têm 23% mais probabilidade de serem promovidos. Pergunte a si mesmo: Quais são minhas principais competências e áreas a serem desenvolvidas? Identificar suas forças e fraquezas é o primeiro passo para um planejamento de carreira eficaz.

Dados da McKinsey & Company indicam que 87% dos executivos acreditam que há uma lacuna de habilidades em suas organizações. Investir em cursos, certificações e outras formas de aprimoramento pode ser um diferencial competitivo altíssimo na sua empregabilidade e manutenção do emprego.
Saiba trabalhar com metas, defina seus objetivos de forma específica e crie um plano de ação detalhado, com prazos e estratégias bem delineadas. A disciplina e a persistência são componentes cruciais para o sucesso. Estudos mostram que profissionais que estabelecem metas claras têm 33% mais chances de alcançar resultados significativos em suas carreiras.

Por último gostaria de dizer que contar com o apoio de um consultor ou coach profissional pode ser uma decisão mais do que estratégica. Sei que quando falamos de coaching o tema é complicado. Profissionais responsáveis e devidamente certificados podem ser uma grande ferramenta de apoio e trabalho para o desenvolvimento da carreira. Segundo a International Coaching Federation (ICF), 80% das pessoas que trabalham com um coach relatam aumento na autoconfiança, e mais de 70% beneficiam-se de melhorias no desempenho profissional.

De fato os brasileiros precisam de mais atenção ao planejar seus passos profissionais. Como você hoje toma suas decisões de carreira? Como escolhe seu trabalho e ainda, como coloca suas habilidades e potenciais a seu favor no crescimento profissional?

Assuma o controle da sua carreira.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *