Olá, pessoa. Tudo bem?

Como o caminho da minha casa até a agência é curto, eu sempre faço caminhando. E todos os dias eu vejo uma placa em frente a uma gráfica rápida fazendo promoção de cartões de visita. E a frase é: “Promoção acabando: 5000 cartões de visita por R$ 99,00”. Legal, uma frase de impacto para chamar a atenção e o preço convidativo para você fazer os seus cartões de visita.

E como esse é um caminho que faço todos os dias, sempre vejo a mesma promoção. Porém, essa placa está lá há mais de 5 anos. É uma promoção que já não chama mais a atenção.

Esse fato não acontece apenas com essa gráfica rápida, mas com muitas empresas de vários portes, que não possuem um planejamento estratégico de promoção e vendas. Neste artigo, vou falar porquê você está fazendo promoção de maneira errada e como pode corrigir isso.

Vamos lá: a promoção de vendas ocorre em 3 momentos basicamente: escoar o estoque, incentivar o consumo de um novo produto ou acelerar as vendas ou fluxo de caixa. Porém, independente do momento, a ação promocional precisa preservar as seguintes características:

  • o consumidor precisa perceber que está ganhando algo;
  • precisa ter um intervalo data, entre início e fim, não muito extenso;
  • estoque e logística precisam estar alinhados, uma vez que a procura é maior durante esse período;
  • gerar resultado dentro do período programado.

Algo importante a ser observado é a integração entre os departamentos para que haja sinergia e o sucesso da ação promocional seja alcançada.

Entretanto, as promoções de vendas precisam ser planejadas e executadas com muito cuidado. Existe uma modalidade chamada “distribuição gratuita de prêmios”. E, ao ser utilizada, essa modalidade precisa ser autorizada pelo Governo Federal, por meio do Sistema de Controle de Promoção Comercial. Todos as campanhas promocionais que fizerem entrega de prêmios tem um prazo mínimo de 40 dias, antes do início, para ser aprovada por esse órgão. As promoções de vendas que não a fizerem, podem ser multadas com até 100% do valor do prêmio entregue, além da empresa ficar proibida de fazer uma nova campanha promocional por até 2 anos.

Para finalizar, fica a dica: tenha um objetivo determinado, planeje muito bem as suas ações promocionais de vendas, levante todos os “poréns” e execute com maestria. Acompanhe os resultados e mude de rumo caso seja preciso.

Espero que as suas próximas campanhas sejam muito bem sucedidas. Até a próxima!

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