Você nunca vai estar pronta!🥺
Porém, disposta você pode estar sempre. Então, prefira sempre estar disposta para enfrentar os seus desafios do que esperar o momento em que você estará pronta.
Pense em quantas vezes durante esse ano você se preparou para algo novo em sua jornada, quantas vezes você colocou no papel, ensaiou e na hora “H” nada saiu como estava planejado.
Isso se chama VIDA. Ela sempre nos surpreende e por isso que digo que você nunca estará pronta e sim deverá estar disposta – porque é preciso estar decidida para se levantar e se reinventar quantas vezes forem necessárias.
⚠️Lembre-se: O que te limita é o que te paralisa!⛔
Às vezes, confundimos o desejo de fazer tudo perfeito com o medo legítimo de errar. Mas a verdade é que o medo de cometer erros faz parte do caminho do empreendedor e é uma fonte valiosa de aprendizado. Quais foram os aprendizados que você teve em 2023?
O perfeccionismo pode nos paralisar, impedindo-nos de agir por medo de não sermos impecáveis, mas a verdadeira beleza do empreendedorismo está na resiliência, na capacidade de aprender com as falhas e seguir em frente com ainda mais força.
Livre-se da pressão de ser perfeita em cada detalhe. Permita-se experimentar, arriscar e aprender com os desafios, o medo de errar não deve ser um obstáculo, mas sim um combustível para o crescimento e a inovação.
Hoje, encorajo você a abraçar a jornada que virá no próximo ano, aceitar os desafios e celebrar as lições aprendidas, sei que para nós, mulheres, é mais difícil, pois carregamos essa cobrança e sentimento de culpa em boa parte do que vamos fazer.
E por esta razão devemos planejar, estudar e desejar o próximo passo, mas às vezes, perdemos muito tempo esperando a hora certa, o momento perfeito, para colocar o plano em ação, e talvez isso nos atrase ou nos desvie do caminho nessa jornada. E se você se desviar desta jornada, volte para a sua estrada e a dica que deixo é investir na inteligência emocional na jornada de empreendedorismo! Ela fará a diferença para superarmos os obstáculos e termos cada vez mais sabedoria.
Gosto muito de estatística e o que menciono acima é tão verdadeiro que em 2022, as mulheres empreendedoras no Brasil atingiram um recorde de 10,3 milhões, revela pesquisa do Sebrae. No cenário global, ocupamos o 7º lugar!
O empreendedorismo feminino é uma resposta aos desafios no mercado de trabalho, impulsionado por disparidades salariais e dificuldades de equilibrar trabalho e família, para muitas, a inteligência emocional se torna a chave para expandir habilidades de forma eficaz, especialmente após a maternidade.
Desafiamos estereótipos para explorar a “economia do cuidado”, onde mulheres são instruídas desde jovens a se dedicarem a outros, cultivar a inteligência emocional é vital para manter a autoconfiança e superar obstáculos.
Por tudo isto é que vale tentar e persistir em 2024, desejo que as sementes que você plantou em 2023 possam florescer em 2024! Que seja um ano de luz, de paz e de saúde ao lado de todos aqueles que mais amamos na vida.
Que todos tenham um feliz natal e um ano novo repleto de saúde e prosperidade em todas as áreas da vida! Agradeço muitíssimo por terem acompanhado a minha coluna e no ano que vem espero vocês, pois teremos muitas novidades.
Akemi Shida é diretora Geral da AS Consultoria de Recursos Humanos e possui mais de 18 anos de experiência em empresas como Itaú, Globo e FTD Educação. Psicóloga por formação, possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios e pós-graduação em Psicodrama Sócio Educacional, além de formação em coaching executivo, life coaching e career coaching pelo Integrated Coaching Institute.
Especialista em liderança, planejamento de carreira, desenvolvimento humano e organizacional, atua como trainer e palestrante pela Abrain – Academia Brasileira de Inteligência. É master trainer pelo Instituto Mentor Coach e foi uma das profissionais de RH responsáveis pela primeira
certificação ISSO 9001 no continente africano, em Angola. Palestrante e escritora, é coautora de três livros: “A Arte de Brilhar”, “Desperte sua Melhor Versão” e “120 Sacadas para a vida pessoal e profissional”.