Por: *Bianca Sathler
O planejamento previdenciário é um estudo de toda a vida do segurado, para entender quanto tempo ele ainda deve contribuir para conseguir se aposentar e quanto ele deverá receber de renda, considerando ainda as diversas modalidades de aposentadorias e benefícios.
Essa análise orientará o segurado na busca pelo melhor benefício em menor tempo possível, de forma a organizar a vida contributiva de maneira preventiva, buscando minimizar quaisquer prejuízos e direcionar o investimento de forma consciente para se atingir o melhor cenário futuro de aposentadoria
programada.
Além disso, o planejamento conta com a projeção de pagamento de contribuições futuras, considerando as regras de transições até então existentes. No planejamento também é possível identificar eventuais empecilhos que o segurado venha a ter quando for requerer algum benefício previdenciário e
sanar tais questões antecipadamente.
Basicamente o planejamento ajuda a dar mais agilidade ao processo de aposentadoria. Portanto, o trabalho do planejamento previdenciário é entender, dentro da situação e condições da vida laboral, qual o possível valor que o segurado deverá receber na aposentadoria, quais os requisitos para alcançar o benefício e o que ainda pode ser feito para melhorar essa renda.
É importante ressaltar que, nem sempre pagando o teto máximo do INSS o segurado terá direito a um benefício maior. Portanto, o planejamento previdenciário também busca auxiliar o segurado sobre o cálculo da aposentadoria, mostrando qual o valor de contribuição ideal para conseguir o
valor esperado, minimizando todo e qualquer prejuízo nesse sentido.
Se você é ou foi empregado, autônomo, empresário, ou qualquer categoria de contribuinte, não deixe de fazer esse estudo e planejar sua aposentadoria com mais tranquilidade.
*Bianca Sathler é especialista em Direito Previdenciário pela Faculdade Legale. Especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela Escola Paulista de Direito – EPD. Bacharel em Direito pela UNIFAAT – Centro Universitário.
Especialista em direito do trabalho pela Escola Paulista de Direito – EPD. Especialista em direito desportivo pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – SP. Cursou direito do trabalho reformado na Fundação Getúlio Vargas – FGV. Bacharel em direito pela Universidade São Francisco – USF. Professor e palestrante de direito do trabalho.