Mesmo com os avanços que tivemos na indústria do marketing e publicidade nos últimos anos, dos movimentos de apoio à equidade salarial, paridade de responsabilidades corporativas e da não estereotipação do corpo da mulher, fui impactado recentemente ao estar presente na maior feira de negócios automotivo em reposição e reparação da América Latina no Brasil e encontrar AINDA as gostosonas com decotes pra lá de extravagantes, fendas e macacões que “envelopam” a mulherada em estandes de várias empresas.

Ao falar de objetificação do corpo da mulher, estou me referindo à total banalização da imagem da mulher, frente a uma atividade profissional e quando falamos em objetificação, estamos dizendo que a aparência importa mais do que todos os outros aspectos que as definem enquanto indivíduos e das atividades que vão desempenhar.

Veja, não estou dizendo que a presença de mulheres bem arrumadas, alinhadas e asseadas no ambiente de trabalho seja dispensável, na verdade essas máximas servem para qualquer tipo de profissional independentemente do gênero. Entretanto, o que estou falando é sobre ainda o uso de algo “chulo” como ferramenta de relacionamento com o cliente e branding.

Mesmo sendo composto em sua grande maioria pelo público masculino, essas feiras automotivas têm ganhado maior representatividade, respeito e reputação pela qualidade dos expositores, materiais/produtos presentes e conteúdos abordados ano a ano, o que faz delas um grande sucesso. Num momento em que no Brasil a frota de veículos usados só aumenta e a necessidade de manutenção e troca de peças se faz importante, mais vale uma boa oferta e o desenvolvimento de um novo parceiro/fornecedor do que uma gostosa com os seios quase a mostra que lhe entregue um brinde.

Acredito que a reflexão seja importante tanto para as áreas de marketing como para a de governança e RH das companhias. Uma decisão desta passou por aprovações e por incrível que pareça, minimamente um ou mais diretores. Diretores estes, que em breve farão novas contratações, promoções e reconhecimentos no time interno e é aí que fico mais preocupado. Como essas contratações e reconhecimentos são feitos? O mesmo diretor que aprova um seio quase a mostra numa feira é capaz de ser imparcial numa promoção entre homem e mulher no dia a dia? É capaz de reconhecer como páreo os esforços dos gêneros?

São muitas as perguntas que não podem mais ser desconectadas e tratadas com imparcialidade. Estamos tendo discussões sobre ESG, GPTW, equidade de gênero e acima de tudo, sobre respeito. Por vezes, ainda vemos em ambientes familiares e profissionais mulheres sendo hostilizadas e menosprezadas pelo seu peso, altura, cabelo, depilação, formato de corpo e demais atributos físicos e o pior, estudos já publicados na área de psicologia dizem que mulheres que vivem em ambientes de objetificação tendem a se auto objetificar e também a objetificar outras mulheres, sofrendo, assim, de grandes danos de autoestima e de socialização, se tornando menos ativas social e economicamente.

Que tipo de empresa ainda acredita que suas ações de relacionamento com a marca são pautadas apenas em desejos sexuais e esteriotipação seja do homem ou da mulher?

Espero que os profissionais de RH, governança, compliance e marketing destas companhias consigam romper as barreiras que ainda apoiam esta cultura danosa e reforcem em seus valores e práticas atitudes mais positivas e respeitosas às mulheres e às suas ações de relacionamento com o cliente.

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