*Por: Nathália Meireles
Já não é novidade para ninguém o rápido crescimento dos produtos personalizados. A necessidade de ser diferente, autêntico e único resume grande parte do mercado de beleza, moda e bem-estar.
Tais características, antes exclusivas do setor de moda, com roupas e acessórios criados para um determinado grupo de pessoas, eram consideradas exclusivas e de uso restrito. No entanto, para se diferenciar do mercado de moda, outros segmentos também decidiram atender a uma grande necessidade dos clientes que desejam produtos exclusivos e autênticos, originando a personalização.
A partir dessa demanda surgiu um novo modelo de negócio
De acordo com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), “73% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos personalizados de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos”. Isto demonstra que há público pagante para produtos e serviços personalizados. O que anteriormente era exclusivo do mercado de luxo, de marcas como Gucci e LV, a personalização está em processo de massificação, ou seja, alcançando outros mercados adjacentes.
O que é personalização?
A personalização consiste em adaptar um produto ou serviço à experiência de cada indivíduo, às suas necessidades, características e personalidade. A prática ocorre desde a formulação de produtos, testes, fragrâncias, serviços, entre outras características. A personalização representa o desejo interior do indivíduo de expressar sua criatividade. Um produto personalizado tem o poder de representar as pessoas e suas ideias.
Relação entre marca e consumidor
A personalização de produtos e serviços é uma grande oportunidade para estreitar os laços entre marca e consumidor. Quando o cliente vai até a sua loja e pede para personalizar o produto, isso representa pontos importantes:
i) o seu produto é bom mas pode melhorar,
ii) o cliente confia na sua marca,
iii) há flexibilidade, e
iv) uma ótima oportunidade de se aproximar mais dos seus clientes.
Além da troca de sugestões e melhorias do produto, a relação da marca com o consumidor se fortalece, permitindo assim que as marcas se aproximem ainda mais das reais demandas de consumo. E se bem estruturada, é uma nova fonte de dados sobre os hábitos e consumos do seu cliente.
E no digital?
Na era digital, na qual a quantidade de informações e opções disponíveis é vasta – e, além disso, com o crescimento estrondoso das redes sociais -, a personalização de produtos e serviços se torna crucial para se destacar no mercado e conquistar o público.
Para reforçar o quão as pessoas estão dispostas a comprar produtos personalizados, um estudo realizado pela empresa Deloitte aponta que, em média, 36% dos consumidores manifestam interesse em adquirir produtos ou serviços personalizados.
Mesmo diante de uma era digital e imediatista, as pessoas estão priorizando mais a qualidade e a autenticidade das marcas e produtos. E, com isso, estão dispostas a esperar pelo produto personalizado.
Quando o consumidor percebe que a empresa adaptou o serviço para atender às suas necessidades específicas, ele aumenta a conexão com a marca e estabelece um relacionamento duradouro, também por ter vivenciado uma experiência de compra diferenciada. E sabemos que, diante de um mercado altamente competitivo, a confiança e a fidelidade do cliente valem ouro!
Em suma, diante do que entendemos sobre a importância de atender às necessidades dos consumidores por meio da personalização,
constatamos que há consumidores dispostos a pagar mais por produtos personalizados, indicando uma demanda palpável.
O fenômeno da personalização representa uma evolução significativa no mercado, transcendendo setores e alcançando diversos segmentos. Por exemplo, o mercado de moda e beleza, observando produtos específicos para cada tipo de pele.
Ao atender as demandas individuais dos consumidores, as marcas não apenas fortalecem seus laços com o público, mas também se destacam em um cenário cada vez mais competitivo, conquistando espaço na mente dos consumidores.
A personalização não apenas responde às necessidades dos clientes, mas também cria experiências únicas e memoráveis, fundamentais para a conquista da confiança e fidelidade do consumidor mesmo em um mundo digital em constante transformação.
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*Nathália Meireles é especialista em Marketing Digital, com foco em conteúdo direcionado para as áreas de Transformação Digital, Inovação e Marketing. Graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), cursa pós-graduação em Marketing Digital e Transformações Empresariais na Universidade Cruzeiro do Sul. Acredita que a escrita tem o propósito de estimular a geração de insights valiosos e contribuir para a sociedade. Além disso, é a mente por trás do blog Dig. Insights Hub, em que atua como criadora e escritora.
O Observatório da Comunicação Institucional (OCI), criado em 01/02/2013, é mantido por uma sociedade educativa sem fins econômicos que reúne acadêmicos, profissionais, estudiosos e demais interessados nesta especialidade da comunicação. O OCI é um espaço destinado à análise, reflexão e crítica sobre a conduta das organizações em suas relações públicas – discurso, atitude e comportamento. Para tanto, o Observatório da Comunicação Institucional tem produção própria, e a partir de colaborações, de notas sobre textos publicados, análises de casos, pareceres, clipping e agenda relacionada à comunicação de organizações públicas, privadas ou do terceiro setor.