O que o fim de ano te proporciona se você souber observar.
A cada doze meses, dezembro nos traz oportunidades ímpares de avaliar o desempenho administrativo da empresa, considerando todo arcabouço financeiro, administrativo e, também, de gestão de pessoas. É nesse viés analítico que os pontos de melhoria podem ser gestados. Tal como ensinou Sócrates: “Uma vida não examinada não vale a pena ser vivida”. Igual modelo mental pode ser aplicado à gestão empresarial pois uma avaliação criteriosa é necessária para que se possa entender o passado e preparar-se para o futuro.
Avançando no critério das análises, no que diz respeito ao aspecto financeiro, faz-se necessário revisar o fluxo de caixa para poder compreender a rentabilidade das operações com foco no cumprimento das metas orçamentárias. O mote analítico é estratégico pois além de revelar a saúde financeira da empresa permite que estratégias sejam revisitadas e ajustadas. Maximizando lucros ou reduzindo gastos, o acompanhamento dos indicadores se mostra um fator determinante no auxílio do ambiente que permite a tomada de decisões frente às condições do mercado, tais como inflação e taxas de juros versus capacidade de expansão e investimento.
No âmbito administrativo, rever processos internos é fundamental para garantir a eficiência operacional, bem como o cumprimento dos prazos e metas capazes de garantir a qualidade e suporte oferecidos. Documentar práticas, processos, fomentar e celebrar realizações são predicados que empresas, e também franquias com foco em melhorias contínuas, adotam para garantir maior competitividade. Em seus favores, a excelência das ferramentas disponíveis, processos ajustados e sempre atualizados conforme a necessidade.
A gestão de pessoas, por sua vez, nesse tripé de poder, não demanda menor importância. O capital humano é um dos pilares de sucesso de qualquer empresa, com as franquias não seria diferente. O recorte do fim do ano faz do momento ideal para identificar desempenho e satisfação da equipe. Esse entendimento pode direcionar o investimento ideal para que treinamentos possam contribuir para uma cultura organizacional positiva e capaz de reter talentos, melhorando os resultados no próximo ciclo. Assim, com base no entendimento dos pontos a serem desenvolvidos, a gestão pode estabelecer metas realistas, atingíveis, mensuráveis que se mostrem estratégicas para o próximo ano.
O momento do fim de ano deve, não deve ser só uma breve retrospectiva, mas sim uma análise criteriosa dentro de um processo de aprendizado continuado, pois fornece alicerces para decisões futuras; garantindo que aprendizados se mostrem oportunidades práticas proporcionando um planejamento – realimentado – e bem-feito, baseado em dados reais, pavimentando o caminho para um novo ciclo de crescimento.

Empresário no Segmento de Franquias com experiência em Gestão de Clientes Corporativos há mais de 25 anos. Multiprofissional formado em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela UVA – Universidade Veiga de Almeida (RJ), com experiência em documentário, fotografia, rádio e produção de conteúdo pela Agência ZeroUm, SP.