Foto: Acervo Comtur e Adtur

Da Redação. Reportagem: Elaine Lina de Oliveira.

A renovação da certificação foi aprovada pelo governo do estado em maio, porém, foi durante a sessão especial do Comtur que o certificado finalmente chegou, sendo muito comemorado pelos empresários e autoridades presentes. Com a renovação, o APL, que reúne mais de 300 empresas, segue fomentando o setor de eventos da cidade e gerando empregos.

Durante sessão especial do Comtur de Mairiporã, em parceria com a Adtur (que é a gestora e interlocutora do APL), no último dia 07, o Arranjo Produtivo (APL) de Eventos de Mairiporã pôde apresentar aos presentes a certificação que reconhece o órgão para mais dois anos de atução na cidade.

A reunião aconteceu no Instituto Mairiporã Thomaz Cruz e estava agendada para apresentar o balanço de investimentos e novos projetos do munípio para o setor de Turismo. A renovação do APL era um dos temas da pauta mas acabou sendo o ponto alto da noite, com a chegada de última hora do tão esperado certificado que materializa o reconhecimento dado em maio pelo Governo do Estado ao arranjo local de eventos na natureza.

A abertura da sessão foi realizada pelo prefeito Walid Hamid, mais conhecido como Aladim, que destacou os esforços da Secretaria de Turismo e Esporte, do Comtur, da Adtur e do APL no sentido de promover inúmeras ineciativas que fortalecem o Turismo da cidade e lembrou a reputação de Mairiporã como “a cidade dos casamentos“. Também destacou algumas obras da prefeitura que apoiam o fortalecimento setor, como os investimentos feitos em infraestrutura hídrica. “Sexta-feira (1/07) inauguramos a mais moderna rede de esgoto do Brasil“, afirmou, porém registrou seu desagrado pelo fato de Mairiporã ainda não ter sido galgada a Instância Turística, apesar de ter, segundo ressaltou, todas as condições para tal. O deputado estadual Jorge Wilson, conhecido como “Xerife do Consumidor”, também estava presente e concordou com o prefeito, afirmando que fará tudo ao seu alcance para que se faça justiça à cidade e esse título seja concedido o mais breve possível.

Da esquerda para a direita: Fernando Bradão (Secretário de Turismo e Esporte); Aladin (Prefeito); Xerife (Deputado Estadual pelo Republicanos) e Fábio Caldeo (realizador do MTB Festival).

Depois foi a vez do Secretário Fernando Brandão falar sobre os projetos e investimentos da pasta no setor de Turismo e apresentar a versão mais atualizada do vídeo institucional do Turismo de Mairiporã, o qual foi aplaudido pelos presentes. Entre os diversos projetos apresentados, foram destaques o projeto “Descobrindo Mairiporã”, que já atendeu 1.500 alunos em mais de 20 escolas, e o projeto “Navega” – voltado à pratica de esportes náuticos para toda a família e que oferece cursos para crianças de 07 a 15 anos, na represa Paiva Castro. O Secretário lembrou que dos 695 município de SP, apenas Santos e Mairiporã mantêm um projeto como esse.

Em pé: Fernando Brandão, Secretário de Turismo e Esporte. Na mesa: Jonatas J. Silva, presidente do Comtur e Juliana Fernandes, Presidente da Adtur.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Pereira dos Santos, fez seu pronunciamento e também apresentou os números e projetos da sua pasta. Destacou que pelo 17° mês consecutivo a arrecadação da pasta se mantém positiva, tendo aumentado a arrecadação em 32% apesar da pandemia, e anunciou: “Queremos criar uma feira de negócios e network para que vocês conheçam o que é produzido aqui.”

Foi justamente durante a sua fala que o certificado de renovação por mais dois anos do APL chegou, pelas mãos da secretária da Adtur, Cristiane Silva.

Cristiane Silva (Adtur); Fernando Brandão (Secretário de Turismo); Sandra Marques (APL) e Eduardo dos Santos (Secretário de Desenvolvimento Econômico).

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL (APL) DE EVENTOS DE MAIRIPORÃ

Sandra Marques
Sandra Marques, coordenadora Geral do APL de Eventos de Mairiporã.

Segundo o Ministério da Economia, existem atualmente no Brasil 839 APLs, ou Arranjos Locais Produtivos, distribuídos por 2580 municípios, representando 40 setores produtivos e que geram mais de 3milhões de empregos. “Um APL é uma concentração de empresas que atuam em mesmas atividades – similares ou relacionadas – e visam a fortalecer o mercado interno naquela área. No caso, o APL de Eventos de Mairiporã desenvolve atividades nos segmentos de eventos sociais, esportivos e culturais, e reúne mais de 300 empresas“, explicou a atual Coordendora Geral do APL de Eventos de Mairipoirã, Sandra Marques. “Portanto, o APL é do empresariado. Atua em parceria com a Adtur (que é sua gestora) e com o Comtur, e recebe apoio da Secretaria de Turismo e da Prefeitura. E aqui preciso registrar um especial agradecimento aos esforços impetrados pela diretora das APLs do estado de São Paulo, Eneide Gama. Mas é o engajamento e participação dos empresários que garantem sua existência. A cada dois anos, temos que revalidar junto ao governo estadual nossa condição para permanecer como APL – e foi isso que conquistamos por meio do certificado recebido no último dia 7“, completa a coordenadora.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *