Iniciativa surgiu para alavancar a produtividade dos colaboradores e ser um laboratório de experimentação para testar novas tecnologias
No universo digital acelerado em que vivemos, a inteligência artificial (IA) tem se tornado uma aliada essencial, não apenas em grandes feitos de inovação, mas também no cotidiano profissional. Apostando em transformar sua comunicação interna, a Blip, plataforma de inteligência conversacional em aplicativos de mensagens, desenvolveu um contato inteligente proprietário integrado à tecnologia GPT para uso interno por seus colaboradores, os blippers, como são chamados.
Nomeada como MegaMind, a solução funciona dentro do chat da plataforma de comunicação interna utilizada pela empresa. “Similar a outras ferramentas como Chat GPT, Copilot e Gemini, a solução vem como uma alternativa segura e eficiente para nossas operações internas. Mais do que um recurso tecnológico, na Blip a IA é quase um colega de trabalho. Incorporamos essa tecnologia para aumentar a produtividade dos Blippers, trazer mais eficiência para as tarefas operacionais do dia a dia e garantir a privacidade dos dados da empresa,” explica Poliana Pires, Head de Inovação da Blip. Ela esclarece ainda que com a MegaMind é possível produzir, sumarizar ou traduzir textos, além de apoiar a construção de códigos de programação ou realizar cálculos complexos. “Ele é um ótimo aliado, tornando cada interação mais significativa e produtiva”, completa.
O MegaMind já faz uso do novo motor da OpenAI 4por meio da Azure, solução em nuvem da Microsoft, e é uma forma segura de utilizar o GPT no trabalho. A companhia tinha quatro objetivos principais ao lançar a solução: reduzir o risco de vazamento de informações confidenciais na empresa, ajudar os blippers na produtividade diária, facilitar o fluxo de informação interna e mapear necessidades que os colaboradores possam ter. O contato é capaz também de transcrever áudios e analisar imagens – basta o usuário enviar uma imagem que ela seja interpretada.
Desde o lançamento, em outubro de 2023, a solução passou por diversas evoluções e até agora já foram trocadas mais de 100 mil mensagens no canal. “Observamos um engajamento significativo e uma adoção rápida da ferramenta por parte do time. Mais de 500 blippers a utilizam de maneira recorrente”, compartilha a executiva.
Thiago Diniz Guedes, Coordenador de desenvolvimento de vendas da Blip, conta que o MegaMind vem como um suporte para todo o time no dia a dia, como um trabalho de qualificação, executando uma parte fundamental da passagem de bastão de uma oportunidade de negócio: o briefing. “Tínhamos um cenário em que os profissionais ficavam diariamente uma hora e meia no final do dia escrevendo os briefings. Além de ser um tempo muito grande que passou a ser utilizado para contato com prospects e novas qualificações, a qualidade do briefing agora melhorou, dando ênfase a informações valiosas que poderiam não ser listadas quando realizávamos de forma manual. Conseguimos ver um melhor gerenciamento da agenda e uma rotina mais saudável entre os times, que agora conseguem atender mais leads e no tempo ideal”, conclui.
Para Poliana, o MegaMind vai além de um contato inteligente focado na produtividade interna. “Ele também funciona como um laboratório de experimentação para testar novas tecnologias de IA com nossos parceiros oficiais, como Microsoft e Google. Graças a essas parcerias, temos acesso antecipado às grandes novidades do mercado. Já estamos explorando a possibilidade de orquestrar diferentes skills no contato inteligente interno para apoiar variados casos de uso em diferentes áreas da Blip, tornando-o um centralizador de informações sobre a empresa. Assim, os blippers poderão perguntar o que quiserem e receber respostas rápidas e precisas para as necessidades do dia a dia”, pontua a head de Inovação.